Um dos nomes mais importantes dos quadrinhos nas últimas décadas, Joe Quesada – chefe criativo da Marvel Comics – anunciou em suas redes sociais nesta terça (31) o seu desligamento da editora.
O anúncio foi feito por meio de uma carta aberta, onde relembra e agradece os seus quase 25 anos de história dentro da Marvel – veja abaixo.
Quesada, que trabalhou na aclamada HQ Ash ao lado de Jimmy Palmiotti nos anos 90, veio para a Marvel em 1998 como o artista de Demolidor. Em seguida, a dupla criou o selo Marvel Knights para a editora e, em 2000, Quesada havia sido nomeado editor-chefe.
Em 2010, Quesada somou o cargo de Chief Creative Officer (chefe criativo) da Marvel Entertainment, logo após o nascimento do Universo Cinematográfico da Marvel e criou uma série de novos projetos pelos quais ele e seus editores eram responsáveis.
Ele deixou oficialmente o cargo de editor-chefe em janeiro de 2011, sendo substituído por Axel Alonso. Sua posição foi renomeada como vice-presidente executivo e diretor criativo em 2019.
Na carta acima, Quesada revela que o anseio em criar algo próprio havia sido interrompido após entrar na editora, onde colaborou para a criação das linhas MAX e Ultimate, mas que agora pretende focar em seus próprios projetos.
Quando entrei para o mundo dos quadrinhos, meu objetivo era criar meus próprios personagens, histórias e universos. Então, um dia, a Marvel me fez uma oferta que mudaria a trajetória da minha vida. Mas, recentemente, me peguei pensando cada vez mais nos meus versos de Little Gidding de T.S. Eliot: “Não cessaremos nunca de explorar / E o fim de toda nossa exploração / Será chegar ao ponto de partida / E o lugar reconhecer ainda / Como da vez primeira que o vimos.”
Assim, o artista revela que não irá abandonar o mundo dos quadrinhos – prometendo uma colaboração com a própria Marvel em breve, inclusive – mas também o desejo de se aventurar em outras mídias.
Agora, isso não quer dizer que vão se livrar de mim assim tão facilmente. Nunca vou ficar longe demais, vou torcer pela minha família Marvel e contribuir de vez em quando, incluindo em algo que estou muito empolgado para anunciar, para o fim deste ano. Também tenho uma série de projetos próprios muito legais sobre os quais vocês vão ouvir falar nos próximos meses, incluindo um curta-metragem independente que estou escrevendo e dirigindo. Fiquem ligados!