Arcadegeddon é um jogo de tiro multiplayer em terceira pessoa com mecânicas roguelike, desenvolvido pela IllFonic lançado em acesso antecipado dia 8 de julho de 2021 e teve seu lançamento oficial este mês.
O jogo se passe em um universo futurista onde as grandes corporações de jogos controlam toda a diversão e Gilly, desenvolvedor de jogos e dono de um fliperama resolve criar sua obra prima, um arcade onde o jogador é movido digitalmente para o jogo, só que um vírus invade seu sistema e o protagonista, seu sobrinho, precisa ajudar a remover todos os agentes para que o jogo volte a funcionar normalmente.
Além de Gilly, outros personagens podem ajudar nessa jornada, porém quests precisarão ser feitas para desbloquear cada gangue do jogo. Quanto mais gangues, mais ajuda o protagonista recebe e mais perto de limpar o Arcadegeddon Gilly estará.
O jogo tem visuais muito coloridos e futuristas, com neon, lasers e robôs, algo como um cyberpunk cartunizado. Os personagens têm pele coloridas e não possuem narizes, o que lembra bastante o personagem Osmosis Jones, do filme de animação de 2001.
A mecânica do jogo é simples, entre em Arcadegeddon, enfrentar inimigos, concluir missões, coletar dinheiro, pegar armas novas e recomeçar, como é conhecido por quem joga roguelike. Porém jogar esse loop em modo solo se torna muito repetitivo e desinteressante em pouco tempo.
Ao todo o jogo tem 11 gangues, 6 biomas diferentes, 8 tipos de inimigos e suas variantes, 4 chefes líderes e 1 chefe Loop final. Fazendo com que o jogo misture algumas dessas combinações para poder trazer batalhas diferentes a cada tipo de missão.
Avaliação final
O tutorial de começo do jogo é um pouco longo e obrigatório, ele também te introduz à história do jogo, contando sobre a grande corporação maligna, Funfun.Co, Gilly e seu arcade.
O jogo tem batalhas frenéticas onde inimigos aparecem de todos os lados e fazendo com que você precise se desdobrar para conseguir eliminar todos e cumprir seus objetivos.
Uma dificuldade para quem começa o jogo é saber o que cada tipo de arma faz, pois além das armas de fogo, também existem armas corpo-a-corpo. Como seu personagem só pode carregar 3 equipamentos, é necessário conhecer bem o arsenal disponível para estar pronto para todo tipo de ameaça.
A trilha sonora do jogo é bem empolgante, dando uma pitada de techno e trance ao jogo, combinando muito bem com o visual de cada bioma e embalando suas batalhas de maneira animada.
No modo multiplayer, os jogadores encontrados online estão sempre rushando e concluindo os objetivos de maneira rápida, um iniciante pode ter dificuldade de acompanhá-los. Por isso é importante aprender a jogar solo ou, se preferir, ser “carregado” online.
Porém chega um momento onde o jogo passa a ficar repetitivo, caso consiga reunir amigos para jogar, isso pode levar mais tempo ou nem acontecer, já que o caos das batalhas será um grande aliado para o divertimento em grupo.