Neste mês de agosto, especificamente no dia 20, será lançado mais um live action de Fullmetal Alchemist, que será a continuação do filme que foi lançado em 2017 na Netflix. Mas será que essa nova versão do anime irá agradar aos fãs ou será um fiasco de popularidade como foi o anterior?
Fullmetal Alchemist: A Vingança de Scar foi lançado no Japão em maio e logo estará em lançamento no Brasil, ainda este mês. Mas não para por aí, este ano ainda teremos Fullmetal Alchemist: Alquimia Final, que também será disponibilizado na Netflix provavelmente em setembro.
Para quem não conhece, o anime se trata de duas crianças que tentaram ressuscitar a própria mãe usando alquimia. Porém a transmutação não deu certo, fazendo assim o protagonista Edward Elric perder um braço e uma perna e seu irmão Alphonse Elric perder todo o corpo, tendo sua alma transmutada posteriormente para dentro de uma armadura. Eles então partem em busca da pedra filosofal na esperança de alcançar seus objetivos, que são trazer o corpo de Alphonse de volta e tentar novamente a transmutação da mãe.
Quando se trata de live action de animes os fãs desanimam automaticamente, afinal não temos um bom histórico de adaptações dos animes às telas. A verdade é que no primeiro live action de Fullmetal Alchemist não renderam boas críticas ao filme, pois ao fazer uma simples pesquisa do longa no Google se encontra uma avaliação de incríveis 52% de satisfação.
Apesar de sabermos antes do lançamento que o filme não seria igual aos animes nem o mangá, se esperava um pouco mais, pois erros grotescos como exclusão de Alphonse de quase todo o filme, ausência de cenas com alquimia e algumas edições gráficas que deixam a desejar. Porém, para quem gosta de fidelidade o filme se mantém praticamente até metade com vários momentos iguais ao anime, como a icônica cena da morte do Hugs e a do cachorro quimera.
Outro ponto bem positivo é a fidelidade do figurino dos personagens e dos cenários, e apesar de eu ter criticado anteriormente os efeitos especiais, não posso deixar de dizer o quanto fiquei encantada com a armadura de Alphonse!
Um detalhe importante que não teve no longa de 2017 foi a ausência da história Scar e do massacre de Ishval, o que é compreensível pelo fato de que logo mais viria o filme exclusivamente com o foco no Ishvaliano.
O elenco conta com os mesmos atores do primeiro filme e provavelmente os mesmos dubladores, o que é maravilhoso por ser a mesma dublagem do anime. A história de Scar inclusive é um dos melhores arcos que há dentro do anime, então se mantiverem a mesma história tentando manter o máximo de fidelidade não haverá motivos para Fullmetal Alchemist: A Vingança de Scar ser ruim, principalmente se os problemas com edições forem resolvidos.
Podemos torcer para que os acertos do filme anterior possam ser mantidos ou até mesmo melhorados nesta nova adaptação, e que as cenas com alquimia possam ser mais exploradas, afinal não dá para falar do massacre de Ishval sem falar de alquimia.