Todavia, ainda não se sabe como a nova abordagem de preços afetará os jogadores.
De acordo com a Valve, a mudança na política visa implementar uma nova ferramenta de gestão de preços que tornará mais fácil a administração pelos editores de jogos na Steam.
Até o momento as informações prestadas pela empresa são voltadas aos produtores de games, portanto ainda não se sabe como essa mudança afetará o consumidor final, ou seja, os jogadores.
O comunicado postado no site oficial da Valve menciona que a nova ferramenta trará sugestões, por meio de índice, para alterações de preços, recomendando conversões de moedas e a possibilidade de importar e exportar planilhas elaboradas pelas empresas de jogos, em termos:
Estamos simplificando a maneira como os desenvolvedores gerenciam preços no Steam. Agora, é mais fácil controlar o momento das alterações de preços e revisar os valores em busca de erros e anomalias – por exemplo, se você digitou acidentalmente um preço de €500 quando o restante dos preços estiver mais próximo de €5.
A Valve também busca aprimorar a padronização dos preços na plataforma por meio das recomendações e conversões de valores que virá com a nova política, dando aos jogos “comuns” a sugestão de US$ 19,99.
Contudo, como afirmado pela Valve, caberá às empresas de jogos determinar o preço final do seu produto: “Como sempre, os editores definem os próprios preços no Steam. Seus preços não serão alterados, a menos que você envie e publique manualmente novos preços”.
Em outro comentário sobre os preços dos jogos feito por uma fabricante, a Valve respondeu que: “seus preços são entre vocês e seus clientes. O fato de você seguir ou divergir de nossas recomendações não afeta nenhum dos nossos sistemas de visibilidade”.