Assassin’s Creed Mirage será bem diferente de seus antecessores, como Assassin’s Creed Origins, Assassin’s Creed Odyssey e Assassin’s Creed Valhalla, games enormes, repletos de locais para visitar e tarefas para concluir. AC Mirage será menor e mais humilde.
Desde o lançamento de AC Origins, a franquia apostou mais em uma pegada de RPG, com foco no desenvolvimento da história e dos personagens, oferecendo aos jogadores diferentes opções para concluir objetivos, enchendo os mapas de colecionáveis e a exploração dos imensos ambientes.
De acordo com a GamesRadar (é um website de múltiplos formatos de jogos eletrônicos que contém prévias, resenhas, vídeos, códigos, fóruns e provém notícia da indústria de jogos eletrônicos), a própria Ubisoft teria dito que os fãs estavam ficando cansados de percorrer mapas grandes, com muitas missões e cheia de NPCs para conversar, tirando a coisa mais importante para um jogo, a campanha principal.
Por isso, AC Mirage será uma experiência de jogo menor e mais íntima. O diretor criativo, Stéphane Boudon, afirmou o seguinte:
“Entre nossos fãs, estamos começando a ouvir o desejo de uma história baseada em personagens, que se concentre nos principais pilares da primeira história”.