Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é o primeiro filme da fase 5 da Marvel e o primeiro filme que introduz de fato o vilão Kang, que apareceu pela primeira vez na série do Loki, ainda na fase 4, apesar do filme ser legal, divertido, simpático e lembrar em alguns momentos Star Wars e a animação Rick and Morty, o roteiro esquece do principal, a história.
Se o objetivo de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania era justamente introduzir como Kang é tão poderoso quanto foi Thanos ou até mais forte que ele, pode esquecer, existe um enorme desequilíbrio entre o quão ameaçador ele pode ser e a forma como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania terminam por si só a sua vilania. No final Kang não é tão ameaçador assim pois o filme em seu final mostra isso.
Não pensem que Kang não é ameaçador por conta do ator Jonathan Majors, pelo contrário, ele entrega em sua atuação praticamente perfeita um vilão extremamente competente, o roteiro que faz questão de remover seu brilho no terceiro ato, logo você pensa “ah, Kang não é tão forte assim”.
Paul Rudd está ótimo como igualmente Michelle Pfeiffer no longa, porém as ótimas atuações não podem remover quão vázio é este roteiro, que mais parece um episódio filler (contando uma história sem impacto na história principal) do que algo que realmente vai impactar você como o grande começo da fase 5.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania funciona como filme legal, que poderia também ser um episódio de uma série qualquer da Marvel também, e falo isso porque a Marvel vende em seu marketing para este filme como algo épico como o início de uma dinastia, mas não vi isso.
A direção de arte está linda, como até mesmo destaque para o uniforme de Kang que chama atenção no filme, o roteiro não deve agradar a todos, mas não muda o fato de ser um filme genérico da Marvel. Quantumania não tem consequências, e esta minha crítica aos filmes da Marvel continua.
O filme é o começo de uma fase da Marvel mais fraco já feito, por outro lado Quantumania, tem boas cenas, algumas piadas muito boas, porém ao invés de tentar dar a Kang um ar de superioridade, no fim mostra que ele poderia ser um vilão solo de um filme do Homem-Formiga.