Maurício de Sousa, autor dos quadrinhos da Turma da Mônica , formalizou sua candidatura para participar da Academia Brasileira de Letras (ABL) na cadeira 8. Antes, a mesma era ocupada por Cleonice Berardinelli, professora universitária especialista em literatura.
Após uma visita à sede da ABL no Rio de Janeiro, Maurício fez sua candidatura ao atual presidente da instituição, Merval Pereira.
Durante a visita Mauricio de Sousa disse que: “esta candidatura é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram”.
“Quando jovem, depois que me alfabetizei com os gibis, eu lia um livro por dia e os grandes escritores brasileiros foram minha companhia e me ajudaram a ser o que sou hoje. Quero devolver esse carinho com muito trabalho em prol dos autores brasileiros e também dos quadrinhos”.
Diz Maurício de Sousa em nota oficial
Maurício é um dos mais premiados quadrinistas brasileiros, além de membro da Academia Paulista de Letras. Após trabalhar algum tempo como ilustrador da Folha da Manhã ( hoje Folha de São Paulo) , em 1959 conseguiu, pela primeira vez, publicar uma tira do garoto Franginha com seu cãozinho Bidu. Tamanho foi seu sucesso que o levou a montar seu estúdio, que dá vida a mais de 400 personagens.