A Capcom segue trazendo pacotes das franquias de MegaMan e dessa vez a coletânea de MegaMan Battle Network volta depois 22 anos de seu lançamento.
MegaMan Battle Network (ou MegaMan.exe no Japão) é um RPG tático spin-off da franquia original lançado exclusivamente para GameBoy Advance em 2001.
A versão Legacy Collection chega com os 10 jogos da franquia divididos em dois volumes, o primeiro com MegaMan Battle Network 1, 2 e 3 versões Blue e White, já o segundo contém MegaMan Battle Network 4 versões Red Sun e Blue Moon, 5 versões Team Protoman e Team Colonel e 6 Versões Cybeast Gregar e Cybeast Falzar.
MegaMan defensor do ciberespaço
Nesse universo a internet está em todas os lugares e os usuários utilizam assistentes virtuais para interagir no ciberespaço, esses são chamados de NetNavis.
O protagonista é o Lan Hikari e seu NetNavi é o MegaMan, que é filho do renomado cientista Yuichiro Hikari, que criou este assistente super versátil.
Lan mora na Cidade ACDC, onde estuda com seus amigos Mayl, Dex e Yai e também duela contra seus NetNavis Roll, GutsMan e Glide.exe respectivamente.
Juntos eles tentam impedir os terroristas da WWW e os vírus que se espalham pelo ciberespaço e ameaçam a sociedade e as corporações.
MegaMan tático?
MegaMan Battle Network Legacy Collection é um RPG tático em tempo real, onde o jogador deve se movimentar dentro de um tabuleiro contendo nove espaços e derrotar os inimigos que se encontram do outro lado do tabuleiro.
O personagem pode utilizar chips de armas, upgrades e aliados para derrotar os inimigos nas batalhas, que podem acontecer a qualquer momento em encontros aleatórios durante a navegação pelo ciberespaço.
Melhorias da coletânea
A coletânea de MegaMan Battle Network chega com diversas novidades, além de funções online e conteúdos exclusivos.
As galerias estão repletas de artes do jogo, personagens, rascunhos, sons e a trilha sonora de todos os jogos para você ouvir quando quiser.
Também estão presentes conteúdos dentro do jogo, como chips de batalha especiais para cada game e 499 patch cards de todos os jogos.
O filtro de resolução para retirar a retícula original do jogo, deixando o visual mais “liso” e otimizado para quem não curte as artes pixeladas do GameBoy Advance.
Também adicionaram o Buster MAX mode faz com que o jogador não precise carregar o tiro para dar o dano máximo, ajudando em batalhas corriqueiras e acelerando o progresso das partidas até mesmo contra vilões.
Batalhas Online
MegaMan Battle Network Legacy Collection também traz batalhas online contra amigos ou desconhecidos, assim você pode testar seu MegaMan e subir de ranking contra oponentes em partidas ranqueadas.
Além de lutar, também está disponível a função de troca de chips para os colecionadores ou quem precisa de algum item especial para a batalha e o modo de comparação, onde você pode ver as bibliotecas e registros de batalha de seus amigos para saber quem está mais avançado no jogo.
Review
Se você é fã de MegaMan e de jogos táticos, a MegaMan Battle Network Legacy Collection é um prato cheio de diversão, desafios e aventuras.
O jogo tem uma vibe de Pokémon, só que com batalhas mais dinâmicas e missões mais ao estilo RPG, além da presença de vários personagens e referências a franquia MegaMan.
Um ponto que podia ser melhorado foi a trilha sonora, que está praticamente com a mesma qualidade do GameBoy Advance, que era um console portátil, portanto não tendo uma qualidade tão alta. Ouvir a música, por melhor que ela seja, durante muito tempo no fone não é tão agradável.
Se for marinheiro de primeira viagem, não é necessário jogar todos os 10 jogos da coletânea, apenas se atenha à história dos 6, definindo em qual versão usará em para cada jogo. Pois jogar ambos pode ser muito repetitivo e com poucas diferenças reais, além de aliados diferentes.