Loucas em Apuros é uma comédia besteirol que acompanha a viagem de quatro jovens, onde tudo acontece da maneira mais caótica – e hilária – possível.
A narrativa de Loucas em Apuros é muito bem estrelada por Ashley Park, no papel de Audrey, uma mulher amarela que foi adotada na China por uma família de brancos estadunidenses. Audrey não demonstra muito interesse em conhecer melhor suas próprias origens biológicas e leva uma vida confortável nos Estados Unidos. Até que uma proposta profissional muda esse cenário: Uma viagem de trabalho para a China traz curiosidades, dúvidas e reflexões sobre o passado à tona.
A trama tem um peso emocional muito interessante ao relatar a importância da cultura nas nossas vidas, o quanto a nacionalidade afeta diretamente quem somos, e sobre como a falta de conhecimento das nossas origens pode nos isolar e nos tornar alienados à nós mesmos.
Ashley Park carrega um papel de grande flexibilidade, estrelando cenas que alternam entre humor e emoção. Sherry Cola interpreta Lolo, a melhor amiga super extrovertida da protagonista e não falha em fazer os telespectadores rirem com a fluência de sua atuação cômica.
Quanto à anteriormente indicada ao Oscar Stephanie Hsu, Loucas em Apuros veio para mostrar que a atriz se adapta muito bem a qualquer projeto que se propõe a fazer, seja como em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, onde sua personagem demandava uma carga dramática, ou nessa comédia, onde a sua personagem Kat carrega boa parte das cenas humorísticas do filme. Por fim, Sabrina Wu foi uma excelente revelação com a personagem apelidada de “Olho de Peixe Morto”; a atriz ficou muito natural no papel.
Nos últimos tempos, as mulheres têm alcançado, pouco a pouco, um espaço importante na indústria cinematográfica. A direção de Adele Lim, acompanhada do roteiro de Cherry Chevapravatdumrong e Teresa Hsiao, aproveita desse espaço para favorecer tópicos do interesse feminino, como sexualidade e corpos livres.
Uma comédia de teor sexual voltada ao público feminino, livre da hipersexualização forçada de mulheres e de padrões de beleza corporais, ainda é algo raro. Sendo assim, é extremamente gratificante ver um filme onde mulheres falam sobre seus desejos e corpos de forma natural, criando uma atmosfera confortável.
Loucas em Apuros também conta com muitas referências e menções à cultura pop, entre piadas e homenagens. A trilha sonora é super divertida e é um elemento vivo no filme. Já visualmente, ele funciona dentro da proposta alegre e chamativa quase sempre – com exceção de alguns cortes mal feitos.