E após um retorno controverso em 2021, parece que a Warner Bros ainda aposta na franquia Matrix e está desenvolvendo um novo filme dentro do universo de Neo e companhia.
Depois de ter três filmes baseados em IPs de grande relevância fazendo enorme sucesso nas bilheterias – Wonka, Duna: Parte 2 e Godzilla e Kong – Matrix 5 entrou nos planos do estúdio, com o longa já tendo um possível diretor e roteirista na mira.
Drew Goddard, roteirista de Perdido em Marte e diretor de O Segredo da Cabana, deverá não só escrever, como também dirigir e produzir o filme, ao de sua sócia na produtora Goddard Textiles, Sarah Esberg. A cineasta Lana Wachowski, que dirigiu The Matrix Resurrections, desta vez atuará apenas como produtora executiva.
Não se sabe ainda se o novo filme da saga Matrix terá a volta dos atores Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que interpretaram Neo e Trinity nos longas anteriores. Outras informações sobre a produção também não foram revelados.
O anúncio ocorre perto da época em que o primeiro filme, lançado em 1999, completa 25 anos. Juntos, os quatro filmes da franquia tiveram uma bilheteria de US$ 1,8 bilhão em todo o mundo.