Assassin’s Creed Shadows nem saiu e está gerando uma polêmica entre grupos pequenos, mas barulhentos da extrema-direita e racistas da origem correta do personagem Yasuke, um samurai negro que é colocado como principal no jogo, porém um historiador japonês chegou para explicar que o game não fera a história do Japão.
Masaru Hirayama, um historiador Japonês que se especializou na história do Japão da Idade Média e do início do período moderno, além disso é membro do Grupo de Estudos Takeda, do Grupo de Estudos de História Medieval, do Grupo de Estudos de História Sengoku, do Grupo de Estudos do Período Oriho e da Associação de Pesquisa Folclórica Yamanashi e por fim vice presidente do Grupo de Estudos Takeda. Segundo ele Yasuke existiu de fato e foi um um samurai como é retratado no jogo Assassin’s Creed Shadows.
“Parece que o assunto é sobre Yasuke, um homem negro que serviu Oda Nobunaga. Há muito pouco material histórico sobre ele, mas não há dúvida de que foi um samurai que serviu a Nobunaga.
Na sociedade medieval (estados em guerra), não importa qual fosse o seu status social, se o seu mestre o tratasse como um samurai, você poderia se tornar um samurai…”
No Brasil e em paises como Estados Unidos, grupos de youtubers de extrema-direita, além de alguns supremacistas basicamente disfarçados criticaram o jogo, e alegaram que Yasuke não existiu, por ele ser um homem negro, segundo os mesmos o jogo Assassin’s Creed Shadows derrespeitava a história do Japão, porém os Youtubers e criticos jamais se aprofundaram sobre a oriegm do personagem.