Um dos filmes mais esperados do ano (não pelas críticas, mas pelo mistério) é Megalopolis que utilizou de críticas falsas para divulgar seu filme.
No filme de Francis Ford Coppola, Megalopolis, adota-se uma abordagem sem barreiras para confrontar os críticos das obras anteriores do diretor. “O verdadeiro gênio”, proclama a narração no início do trailer, “é frequentemente mal compreendido”.
Segue-se uma sequência de citações negativas de alguns dos mais renomados críticos de cinema, criticando filmes como O Poderoso Chefão, Apocalypse Now e Drácula de Bram Stoker.
Este marketing tem um ponto certamente é intrigante e posiciona Megalopolis como praticamente imune a críticas, até pela ideia de que se críticos erraram uma vez, podem errar de novo. Isso fez com que a distribuidora pedisse desculpas e removesse o trailer do ar.
“A Lionsgate está imediatamente fazendo o recall do nosso trailer de Megalopolis. Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos e a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por este erro imperdoável em nosso processo de verificação. Nós estragamos tudo. Sentimos muito.”
A maioria dos críticos citados pelo filme já faleceram como Keal, Ebert, Sarris, John Simon, Stanley Kauffman e Vincent Canby. Um dos ainda vivos, Owen Gleiberman, da Variety, falou sobre isso:
“Mesmo que você seja uma daquelas pessoas que não gosta de críticos, dificilmente merecemos que as palavras sejam colocadas em nossas bocas. Então, novamente, o escândalo trivial de tudo isso é que todo o trailer de Megalopolis é construído sobre uma narrativa falsa”, disse Gleiberman. “Os críticos adoraram O Poderoso Chefão. E embora Apocalypse Now tenha sido divisivo, recebeu muito apoio crítico crucial. Quanto a eu chamar o Drácula de Bram Stoker de ‘uma bela bagunça’, eu só gostaria de ter dito isso! Em relação a esse filme, agora parece gentil.”