Um dos segredos mais mal guardados no mundo dos games foi revelado no início desta semana, com a Sony anunciando na última terça (10) o PlayStation 5 Pro, uma versão aprimorada de seu atual console, trazendo mais poder de processamento, design diferenciado e outras novidades. Mark Cerny, arquiteto do PlayStation, afirmou que este é “o console mais potente” já desenvolvido pela empresa.
De acordo com o anúncio – veja no vídeo acima – o PS5 Pro contará com 2TB de armazenamento, não incluirá leitor de discos, virá com o controle DualSense e será compatível com todos os jogos já lançados e futuros da biblioteca do PS5. Além disso, o suporte para colocar o console na vertical será vendido separadamente, assim como o leitor de discos.
Em termos de especificações, o PS5 Pro mantém o processador AMD Zen 2 do modelo original, porém com um desempenho 10% superior. A principal melhoria está na placa gráfica, que saltou de 10,28 teraflops para 33,5 teraflops, o que deve proporcionar um ganho de performance de cerca de 45%. A maior inovação é a tecnologia PlayStation Spectral Resolution (PSSR), que funciona de maneira semelhante ao DLSS da Nvidia, ampliando resoluções de 1080p para 4K com menor demanda de processamento e mantendo alta qualidade visual.
O console também vai oferecer melhorias gráficas com upscaling via inteligência artificial e uma tecnologia avançada de Ray Tracing, proporcionando uma experiência visual aprimorada em relação ao PS5 original. Já visualmente, o PS5 Pro se assemelha ao PS5 Slim, porém com faixas laterais pretas. Embora seja maior que a versão Slim, ele suporta placas laterais intercambiáveis, oferecendo opções de personalização.
No trailer de lançamento, títulos como The Last of Us Part 2, Ratchet & Clank, Hogwarts Legacy, Horizon Forbidden West e Spider-Man 2 foram destacados, demonstrando como esses jogos se beneficiam das melhorias gráficas e de desempenho do PS5 Pro, com resolução superior, detalhes mais nítidos e jogabilidade mais fluida. Contudo, nenhum novo título foi apresentado – deixando os fãs de Bloodborne ainda aguardando uma versão a 60FPS.
Porém, o que mais chamou a atenção – e assustou uma boa parcela da comunidade gamer – é o valor do novo console: a Sony revelou que o novo PS5 chegará no final do ano com preço estimado em US$ 699,99 nos EUA. Convertendo ao câmbio atual e somando a ele os impostos nacionais, o console deve aparecer no mercado brasileiro no valor de R$ 6.500,00.
É bom ressaltar, no entanto, que os representantes da empresa no Brasil ainda não se pronunciaram oficialmente sobre os valores que serão aplicados aqui (e nem se o PS5 Pro será lançado no mercado brasileiro oficialmente).