Joguei o novo Looter Shooter da Bandai, Synduality: Echo of Ada, e posso dizer que a experiência é, no mínimo, frustrante no início.
Synduality Echo of Ada possui uma mecânica forçada de PVEPVP com extração. Basicamente, é um Tarkov com Mechas. Você entra em um mapa, tem 30 minutos para coletar recursos e depois deve sair. No entanto, durante esse tempo, você enfrentará uma chuva corrosiva, monstros selvagens e outros jogadores. E por que é uma experiência frustrante? Simples, o jogo não oferece a opção de ser um jogador PVE; você deve jogar o modo PVEPVP, o que é frustrante para quem não quer esse tipo de jogo.
Já tivemos o Synced, que falhou com essa ideia aqui no Brasil, então não acredito que o jogo sobreviverá se não conseguir separar os jogadores. Não quero entrar no jogo e ser devorado por jogadores muito mais equipados, pois não há um balanceamento aparente.
Na minha experiência, enfrentei jogadores com armas muito mais fortes e aprimoradas logo ao chegar, o que não causa uma boa impressão. Como vou evoluir se todos no mapa já estão mais fortes? Um sistema de matchmaking com tiers de Mechas seria necessário para evitar essa frustração!
Além disso, entre os principais problemas técnicos, destaco o lag. Os tiros não atingem os jogadores, mas acertam os monstros com precisão. Essa precisão no acerto comprometeu ainda mais a experiência e aumentou a frustração.
Outro desafio significativo foi a disponibilidade limitada das armas básicas. Você depende de conseguir itens ou pegar de outros jogadores, mas como você vai conseguir se não consegue extrair?! Além disso, as mecânicas são pouco explicadas, o que torna o jogo extremamente raso.
O aumento de stats com conjuntos específicos e a proteção limitada oferecida pelo seguro não são bem explicados. Não dá para saber o que o seguro cobre e por que ele cobra determinado valor para cada item, criando uma curva de aprendizado frustrante.
A falta de um campo de tiro para testar novos equipamentos também é um ponto negativo, forçando-me a experimentar itens apenas se eu puder pagar pelo seguro. O jogo tem uma base sólida e uma jogabilidade divertida. É bacana jogar com os Mechas, e o personagem poderia ser mais explorado em combate. No entanto, a experiência forçada ao PVP não me atrai.
Em resumo, as primeiras impressões que ficam com esse de teste de Synduality Echo of Ada é que tem uma base sólida, mas enfrenta desafios técnicos e mecânicos que precisam ser resolvidos para melhorar a experiência geral. A diversão está presente, mas é acompanhada por frustrações que precisam ser abordadas. Ouvir o feedback dos jogadores é fundamental para o sucesso do jogo.