O comediante Lee Jin Ho veio a público confessar que estava envolvido em jogos de azar ilegais on-line desde 2020 e pediu dinheiro emprestado para várias pessoas, incluindo Jimin, do BTS, que lhe emprestou 100 milhões de won (413 mil reais).
De acordo com o TenAsia, Jimin emprestou dinheiro para Lee Jin Ho, que alegava precisar do dinheiro por uma semana; porém ele nunca chegou a devolver. Quando Jimin percebeu que o comediante não o pagaria, apenas falou: “Basta me pagar em 10 anos”. A informação foi confirmada com a BigHit Music, empresa representante do cantor.
Quando uma pessoa empresta dinheiro para outra na Coreia do SUL, é feito um documento justificando que o valor será pago, mas como não foi o que aconteceu, os agentes fiscais classificaram o empréstimo como presente, o que gera uma multa tributária para quem emprestou o dinheiro.
Outra vítima de Lee Jin Ho foi Lee Soo Geun, também comediante e membro do elenco do programa de variedade“Knowing Bros”, que, além de ter emprestado algumas dezenas de milhões de won, teve seu nome explorado pelo comediante para pedir dinheiro a outras pessoas. A consequência para Lee Soo Geun, além do próprio financeiro e emocional, foi ter que devolver o dinheiro que Lee Jin Ho pegou de alguns de seus conhecidos.
Dentre as vítimas, estava também o cantor solo Ha Sung Woon, junto com outros executivos, produtores e agiotas. Algumas das vítimas planejam apresentar acusações de fraude, então é esperado que, até o fim da investigação, os danos financeiros cresçam.
A empresa de Lee Jin Ho, a SM C&C, já sabia das dívidas do comediante, pois já havia sido notificada por algumas pessoas que exigiam o reembolso; porém a empresa não respondeu ninguém e deixou o comediante continuar trabalhando, enquanto as outras celebridades eram prejudicadas por ele. Quando questionada sobre a situação, a empresa não respondeu.
Em suas redes sociais, Lee Jin Ho escreveu: “Em 2020, comecei a jogar jogos em um site de jogos de azar on-line ilegal por acaso e acabei arcando com dívidas insuportáveis. Depois de um conselho severo de meus conhecidos e por medo de nunca mais poder trabalhar nesta indústria, consegui parar de jogar. No entanto, eu já tinha recebido ajuda financeira de muitas pessoas.”
Seguindo, ele diz: “Eu tenho pago constantemente as dívidas todos os meses, e eu pretendo continuar a pagá-las até o dia em que eu morrer.” No entanto, nem Jimin e nem Lee Soo Geun, as principais vítimas, receberam seu dinheiro de volta. Ele segue: “A perda financeira é significativa, mas lamento ainda mais por aqueles que confiaram em mim e me emprestaram dinheiro.”
Para a TenAsia, sua declaração parece ser uma tática para evitar acusações de fraude, já que demonstra sua disposição de reembolsar, um ponto importante em casos de fraude.
Em sua declaração Lee Jin Ho continua dizendo o que sentia: “Eu estava aterrorizado toda vez que um número desconhecido ligava, pensando que estava relacionado às dívidas, e vivia com medo, imaginando quando tudo isso se tornaria público. Às vezes, eu pensava que confessar tudo e enfrentar a punição poderia me libertar dessa ansiedade, mas também sabia que precisava continuar trabalhando para pagar minhas dívidas. Eu estava envergonhado e arrependido.”
O comediante cancelou seu compromisso do dia 14 e terminou sua declaração pedindo desculpas e prometendo pagar suas dívidas: “Lamento profundamente os dias em que arruinei com uma decisão errada e, embora eu possa nunca ser um modelo, vou me esforçar para viver uma vida onde não sou apontado com julgamento. Não importa o que aconteça, pagarei as dívidas remanescentes. Peço desculpas aos desapontados por mim, que só tentaram esconder meus erros e causaram agitação social. Cooperarei com a investigação policial e aceitarei as consequências dos meus erros”
No momento, não há mais informações sobre a investigação.
JIMIN: Bondade que gera bondade.
Jimin foi elogiado por sua bondade e generosidade com o comediante Lee Jin Ho. Enquanto outras celebridades exigem reembolso da empresa ou por taxas referentes às aparições dele na TV, o artista apenas pediu para que ele lhe pagasse em até 10 anos, mesmo que isso lhe resultasse em um dano financeiro significativo.
Com seus mais de 10 anos de carreira, Jimin atingiu grandes conquistas, mas nunca esqueceu de sua bondade e humildade. Todos os anos, ele faz doações para crianças em situação de vulnerabilidade, para hospitais e bolsas de estudos em escolas de arte.
A bondade de Jimin reflete não só nele, mas também em seus fãs ao redor do mundo. Em seu aniversário, no último dia 13, os fãs se reuniram para fazer doações em seu nome.
As doações envolveram a fanbase “JIMINATION_ASOC” na Ásia, que fez uma doação para a organização “Save the Children” e para o “Doctors Without Borders” ambas as organizações fornecem ajuda humanitária para pessoas em situação de risco.
Já na América Latina, a fanbase “JiminLatinoFB” fez uma doação para a “American Cancer Society Foundation” para ajudar no combate ao câncer de mama, e também doaram para a “Wildlife Conservation Network Foundation”, que ajuda a preservar animais ameaçados de extinção.
Ainda para ajudar nas pesquisas sobre a mortalidade do câncer de mama, a fanbase “JiminStreammexico”, fez uma doação para a organização mexicana CIMA.
Na Argentina, as crianças foram beneficiadas pela “ParkJimin_FBArg”, que doou para a “Asociación Piel”, um instituto de cirurgia plástica que ajuda crianças. E os animais também tiveram doações, feitas na conta da World Wildlife Fund Argentina.
“BE GOOD, BE LIKE JIMIN” (Seja bom, seja como Jimin) é o slogan da fanbase Chilena “PARKJIMIN_Chile” que fez uma doação para o centro de tratamento de câncer Fundación Nuestros Hijos.
Comida, água, remédios, roupas e outras coisas essenciais estão dentre algumas das coisas doadas pela fanbase PJMLand_Myanmar para as áreas afetadas por alagamentos e crises politicas no Myanmar.
Em 2021, o Brasil também fez a sua parte, alguns armys se juntaram e fizeram doações em nome do Jimin, cerca de mil reais foram doados para Unicef Brasil.