Um dos maiores sucessos dos estúdios Disney, Moana 2, está sendo acusada de cometer plágio sobre o roteiro de um criador americano, diz o The Hollywood Reporter.
Faltando poucos dias para a indicação do Oscar ao qual o filme pode ser indicado, a Disney foi processada por plágio em uma suposta copia do roteiro do filme. O animador Buck Woodall, abriu um processo na Califórnia, alegando que o filme do estúdio roubou elementos de um roteiro que ele fez para um filme animado chamado de Bucky.
Ambas as histórias, ambientadas em uma antiga vila polinésia, seguem adolescentes que desafiam seus pais ao embarcar em viagens perigosas para salvar suas casas, encontrando pelo caminho espíritos que se manifestam como animais.
O processo alega: “Moana e sua tripulação são puxados para um perigoso portal oceânico semelhante a um redemoinho, uma imagem dramática e única encontrada nos materiais dos demandantes que não poderia ter sido criada por acaso ou sem intenções maliciosas.”
Moana 2, que possivelmente será indicada ao Oscar de melhor longa de animação, estreou nas bilheterias com US$ 224,2 milhões, quebrando vários recordes e alcançando a maior abertura de cinco dias da história. O filme original arrecadou pelo menos US$ 687 milhões em todo o mundo.