Ace Frehley

Morre Ace Frehley, o fundador da banda Kiss 

Morre Ace Frehley, guitarrista e cofundador da banda Kiss, aos 74 anos. A família confirma a perda com um comunicado emocionante. Relembre a trajetória do Astronauta.

Ed Rezende
3 Min Ler

Ace Frehley, guitarrista e membro fundador da icônica banda Kiss, faleceu aos 74 anos. A morte do artista foi confirmada por um comunicado emitido pela família.

Em nota oficial, os familiares confirmaram a notícia. “Estamos completamente devastados e com o coração partido. Em seus últimos momentos, tivemos a sorte de poder cercá-lo de palavras, pensamentos, orações e intenções amorosas, atenciosas e pacíficas enquanto ele deixava esta Terra. Guardamos com carinho todas as suas melhores lembranças, suas risadas e celebramos a força e a bondade que ele dedicou aos outros. A magnitude de sua partida é de proporções épicas e incompreensível. Refletindo sobre todas as suas incríveis conquistas de vida, a memória de Ace continuará viva para sempre!”

Frehley estava sob suporte de vida devido a uma hemorragia cerebral, de acordo com relatos. Ele havia sofrido uma queda em seu estúdio de gravação no final de setembro, o que o obrigou a cancelar uma apresentação no sul da Califórnia. Dias depois, sua equipe publicou nas redes sociais o cancelamento do restante de sua turnê de 2025, citando “alguns problemas de saúde recorrentes”.

Nascido como Paul Daniel Frehley em 27 de abril de 1951, na cidade de Nova York, ele cofundou o Kiss em 1973 ao lado do vocalista Paul Stanley, do baixista e cantor Gene Simmons e do baterista Peter Criss. A banda ficou inicialmente famosa por seus figurinos extravagantes e maquiagem kabuki — e por seus shows ao vivo ainda mais espetaculares, que incluíam pirotecnia e acrobacias, como o infame “cuspir fogo” de Simmons. Cada membro representava uma persona: Frehley era o Astronauta, Simmons o Demônio, Stanley o Filho das Estrelas e Criss o Homem-Gato.

A ascensão do grupo começou de forma gradual, com seus dois primeiros álbuns, lançados em 1974, estagnando na metade da parada Billboard 200. Seu terceiro disco, Dressed to Kill, de 1975, vendeu mais, alcançando o Top 40 com a ajuda do sucesso moderado de rádio “Rock and Roll All Nite”. No entanto, uma manobra ousada da gravadora Casablanca Records e de seu proprietário, Neil Bogart, mudaria a sorte do grupo para sempre.

Lançado no outono de 1975, Alive! era um álbum ao vivo que compilava as músicas mais conhecidas do Kiss — essencialmente seu repertório de shows. “Rock and Roll All Nite” foi lançado como o primeiro single e alcançou a 12ª posição na Billboard Hot 100. O álbum chegou ao Top 10 e a Kissmania estava deflagrada.

Ace Frehley foi um dos maiores músicos da década.

Compartilhe este artigo