Um RPG japonês, Brave × Junction, está sendo proibido de ser lançado no Ocidente em suas principais plataformas por, supostamente, conter situações que poderiam colocar crianças em risco.
Segundo a desenvolvedora Rideon, o game, que possui uma jogabilidade baseada no jogo de cartas Blackjack, foi proibido de ser comercializado na Nintendo Switch em toda a América do Norte e Europa.
O que torna a situação alarmante é que o jogo foi aceito nas lojas da Sony (PlayStation 4 e 5) e para PC (via Steam). Embora a desenvolvedora não tenha detalhado oficialmente o motivo do banimento na Nintendo, imagens divulgadas nas redes sociais sugerem que Brave × Junction apresenta personagens infantis em situações de sexualização.
Brave × Junction é liberado no Playstation mesmo sendo banido no Switch
A maior polêmica, no entanto, está na discrepância das classificações etárias. Enquanto no Steam o jogo é corretamente listado para “maiores de 18 anos” e no Japão para “15 anos”, as lojas da Sony apresentam uma realidade completamente diferente.
Na PlayStation Store europeia, o jogo surge listado com selo PEGI 7+ (para maiores de 7 anos), citando apenas “violência ligeira”. Nos Estados Unidos, a mesma loja classifica o jogo como “Teen” (para maiores de 13 anos). No Brasil, a loja da Sony também exibe uma classificação branda, para maiores de 12 anos.

Não se sabe se a Sony irá reavaliar esta decisão, especialmente no Brasil, onde, se o conteúdo for confirmado, o jogo deve ferir diretamente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O Cabana do Leitor procurou o PlayStation Brasil para esclarecimentos e atualizará esta matéria assim que houver um retorno.



