batman arkham shadow

Warner Games não vale nada, diz CEO da Netflix

CEO da Netflix afirma que divisão de games da Warner 'não tem valor' na oferta de US$ 83 bilhões. Entenda o futuro das franquias.

Ed Rezende
3 Min Ler

Para a indústria e para os milhões de fãs ao redor do mundo, a Warner Games possui um dos portfólios mais invejáveis e lucrativos do entretenimento. No entanto, essa percepção não é compartilhada pela Netflix, a provável futura proprietária da Warner Bros. Discovery. Em uma reviravolta que surpreendeu o mercado, a gigante do streaming declarou que a aclamada divisão de jogos não possui valor financeiro significativo para a negociação atual.

O co-CEO da Netflix, Gregory Peters, foi categórico em uma conferência com investidores realizada em 8 de dezembro. Ao discutir a avaliação de oitenta e três bilhões de dólares da empresa, ele afirmou que nem sequer incluiria o setor de games na conta final. Segundo o executivo, embora a Warner esteja fazendo um ótimo trabalho, “eles são relativamente menores comparados ao grande esquema das coisas“, justificando a decisão de não atribuir valor monetário ao setor desde o início das conversas.

Essa declaração soa particularmente irônica — e até estranha — vindo de uma empresa que tentou, sem sucesso, penetrar no segmento de jogos. Mesmo após investir no desenvolvimento de suas franquias para esse mercado, a Netflix amargou fracassos que parecem ter moldado uma visão desiludida e indulgente. Agora, ao tentar comprar a Warner, a empresa parece projetar suas próprias frustrações, demonstrando uma visão de curto prazo diante da lucratividade comprovada das licenças da WBD.

Batman Warner Games

A estratégia futura desenha-se de forma clara e preocupante para os jogadores tradicionais. Faz sentido que a Netflix enxergue as propriedades intelectuais do acordo, como LEGO, Harry Potter e Batman, apenas como oportunidades para o desenvolvimento de jogos casuais e mobile. O objetivo seria explorar essas marcas em uma enxurrada de títulos simplificados para celular, visando um público amplo e familiar, em detrimento de grandes produções de console.

Com essa mentalidade, o futuro de franquias consagradas se torna incerto. As chances de vermos novos capítulos grandiosos na saga Arkham, da Rocksteady, parecem cada vez menores sob a nova gestão. Da mesma forma, o retorno de séries aclamadas como Shadow of Mordor ou F.E.A.R., clássicos da Monolith, parece mais distante a cada dia, sugerindo que o legado hardcore da Warner pode acabar sendo deixado de lado.

Desenvolvido pela Monolith, o aguardado jogo da Mulher-Maravilha foi recentemente cancelado pela Warner Games.

Compartilhe este artigo