O co-criador da série The Last of Us, Craig Mazin, já está com outro grande projeto de adaptação em vista: a série inspirada no universo de Baldur’s Gate III, lançada pela Larian Studios em 2023 e ambientada no cenário de Dungeons & Dragons. A produção está em desenvolvimento na HBO em parceria com a Hasbro Entertainment, marcando uma nova aposta da emissora em adaptações de jogos para TV.
Segundo as primeiras informações divulgadas pelo site Deadline, a série deve continuar a história exatamente onde Baldur’s Gate 3 termina, explorando as consequências dos eventos do terceiro jogo e expandindo a narrativa para novos caminhos dentro do mesmo mundo de fantasia.

A ideia é criar um formato mais tradicional de série, com histórias contínuas e flexíveis, ao contrário de uma adaptação fiel ao material original que só reproduz os acontecimentos do jogo.
Mazin, além de atuar como criador e produtor executivo, também deverá escrever o roteiro e liderar o desenvolvimento criativo ao lado de consultores ligados ao universo de Dungeons & Dragons. A produção conta com apoio da Wizards of the Coast, marca da Hasbro responsável pelo RPG que inspirou a série de games, o que deve ajudar a manter coerência com o lore do mundo mesmo enquanto expande a história para a TV.

Diferente de outras adaptações, como a de The Last of Us — cujo co-criador original Neil Druckmann deixou o projeto antes da terceira temporada da série, focando em outros projetos — a proposta de Baldur’s Gate parece mais flexível e concebida desde o início como uma obra seriada que dialoga com o público tanto fã quanto novo.
A nova série está sendo projetada para coexistir com outras produções ambientadas nos Forgotten Realms de Dungeons & Dragons, incluindo a série live-action lançada pela Hasbro na Netflix em parceria com Shawn Levy. O universo extenso da franquia permite esse tipo de expansão criativa em várias frentes ao mesmo tempo, sem competir diretamente entre si.


