Man of Steel continua a ser um dos filmes mais divisivos da história , e seu legado tem praticamente espalhado por todo o DCEU, dando filmes como Batman vs Superman e Esquadrão Suicida.
Uma das vozes mais francas sobre como trabalhar no Universo DC é o ator Michael Shannon, que interpretou General Zod em Man of Steel, e teve seu corpo aparecendo em Batman vs Superman. Em um recente painel de Star Wars: O Despertar da Força estrelado por Adam Driver, Shannon falou sobre fazer filmes de grande sucesso com mensagens socialmente relevantes, e como Man of Steel se encaixa nesse paradigma.
De acordo com Shannon:
“Olhei para “Man of Steel” como um filme socialmente relevante, não necessariamente um filme de quadrinhos. Aqui está uma história sobre algumas pessoas, uma civilização. Eles viviam em um planeta e utilizaram todos os recursos naturais, destruindo o planeta, e eles pensaram que a maneira de resolver o problema era apenas irem buscar outro planeta. Você ouve as pessoas com estas ideias atualmente.”
A ideia da humanidade se mudar para outro planeta pode não ser o que alguns qualificam como “socialmente relevante” em nossos dias e horários atuais, mas é definitivamente algo que o gênero sci-fi utiliza.
Quanto a Man of Steel, os fãs do filme têm feito um grande trabalho em descobrir mensagens socialmente relevantes, que vão desde a xenofobia, para ideias mais profundas como o nacionalismo. Isso é prova do nível do pensamento Zack Snyder como diretor.
Revisado por: Bruna Vieira.