Não faz muito tempo que os livros jovem adulto (ou YA para os mais íntimos) estiveram em seu auge no cinema e na TV, com Harry Potter, Crepúsculo, Jogos Vorazes, aparições mais discretas de Maze Runner, Divergente, Percy Jackson e verdadeiros desastres como Academia de Vampiros, Fallen e Instrumentos Mortais.
Mas não foi apenas nas telas de cinema que o gênero jovem adulto tomou conta. The Vampire Diaries, The 100, Gossip Girl, The Shannara Chronicles, Shadowhunters e Pretty Little Liers trouxeram o gênero para a TV e enquanto prenderam a parte mais jovem da audiência, afastou o publico mais maduro, porém Os 13 Porquês, a nova série da Netflix que chega esse mês, é mais que fã service, prometendo verdadeiramente acrescentar ao espectador e, por isso, promete recrutar não apenas uma parte, mas todo o público no geral.
Com um inicio tímido, de cortes bruscos, ritmo inconstante e direção discreta, Os 13 Porquês parece encontrar seu ideal em algum momento no terceiro episódio, e daí para frente a série se torna realmente marcante com seu maior trunfo: sua história.
Fiel à história de origem, o drama retrata o monótono Clay Jensen ao receber uma caixa misteriosa com fitas cassete, tais fitas contam os motivos de Hannah Baker ter se suicidado, porém as fitas estão destinadas apenas a aqueles que contribuíram para a morte de Hannah, sendo assim, fica a dúvida, o que Clay fez à garota que amava que foi o bastante para matá-la?
Embora o drama não seja marcado por atuações incríveis, a trama da série é o que nos faz sempre ansiar pelo próximo episódio, passando ao espectador toda a angustia de Clay e mostrando-nos a crueldade de adolescentes perversos, deixando-nos com um gostinho de realidade.
Os 13 Porquês estará disponível dia 31/03 na Netflix.