A ilusão do tempo – Andri Snaer Magnason
Antes de começar a falar sobre esse livro, me sinto na obrigação de dizer o quão maravilhosa é a capa! Os detalhes que existem deixam um ar meio psicodélico e cult, uma combinação que eu pensei que seria estranha, mas me deixou apaixonada antes mesmo de ler a primeira página. Devo parabenizar a editora Morro Branco e o escritor Andri Snaer Magnason por esta obra de livro!
E antes que vocês me critiquem por elogiar tanto, é porque ainda não entenderam meu ponto de vista crítico.
Dá um zoom nesta capa!
Agora sobre o livro, a história começa relatando uma crise que o país está passando e de pessoas que possuem medo de “economistas”, o que me lembrou um pouco do Brasil, mas não estamos aqui para falar de política, mas enfim, até que surge a oportunidade de dormir até a crise acabar. Porém, quando Vitoria acorda (personagem principal), se encontra sozinha em sua casa que agora é apenas uma ruína invadida por animais.
Meio louco, não? Este livro me surpreendeu com o decorrer da trama e me fez pensar bastante sobre como eu levava a minha vida e imagino que este tenha sido seu objetivo. Afinal, o livro traz uma pegada filosófica e dá várias cutucadas sobre economia e meios sociais, o que me interessou a cada frase. Não é sempre que encontramos livros com características marcantes e um enredo que te prende até o final sem dar uma cochilada.
A escrita não deixa nenhuma mente confusa e a leitura não é “perdida”, você compreende o livro sem dificuldade o que é muito bom para aqueles que não gostam de temas que precise “exercitar” bastante o cérebro para entender o que se trata (cof cof códice atlântico cof cof Inferno). Então é um livro que pode ser recomendado para todas as idades.
Para todos, uma ótima leitura!