Se houvesse o dia de acerto de contas, quanto você pagaria?
Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida em um universo como o de Westworld (uma realidade que, dado alguns anos, poderá ser igual à nossa, diga-se de passagem). Pois este é um universo cujas barreiras morais são mais nebulosas que o comum, pelo simples fato da fantasia e realidade se unirem de tal forma que quem está lá dentro distingue cada vez menos qual é qual. Afinal, são apenas robôs, não é mesmo? A questão central é essa: não.
Como visto na primeira temporada, os anfitriões de Westworld vão muito além de uma carcaça. Aos poucos, nós espectadores somos apresentados à níveis exponenciais de complexidade à medida que a série vai progredindo, tanto em questão de profundidade dos arcos quanto à cronologia, que a princípio nos causa confusão e que depois começa a fazer muito sentido em questão de estética de edição.
A trama foca nos arcos de Dolores (Evan Rachel Wood), a doce filha do fazendeiro de Sweetwater, Bernard (Jeffrey Wright), chefe da Divisão de Programação da Delos, Maeve (Thandie Newton), a cafetina do Bar Mariposa, William/O Homem de Preto (Jimmi Simpson/Ed Harris), um dos sócios da Delos e completamente viciado no Parque e Ford (Anthony Hopkins), criador e administrador de Westworld e o sócio majoritário da Delos.
O efeito colateral do embate de ideais de Ford e Arnold começa a se desdobrar em “Journey into Night“, e isso está muito claro em Dolores. Quando Arnold faz o upload de Wyatt em Dolores e a guia para que ela encontre sua consciência, ele arremata e comprova seu ponto quando a mesma atira em Ford na última cena da primeira temporada. Dolores inicia um movimento na qual o espectador não sabe para quem torcer; é uma guerra entre robôs “despertos” e humanos.
Agora, se você quiser aguardar até domingo, sem problemas, você pode parar a leitura por aqui e voltar depois, pois o texto a seguir poderá conter spoilers do episódio.
Em “Journey into Night”, começamos com um Bernard acordando numa praia, confuso e “em pane”, ainda tentando entender a situação como um todo (tanto a guerra em si quanto o fato dele ter descoberto que não é humano, mas sim uma arma de Ford). Ele se junta ao chefe do Controle de Qualidade da Delos, que explica que sua equipe foi acionada para resolver o “problema” causado pelos anfitriões.
Em meio à novas linhas temporais se cruzando – na qual estas ainda não são suficientes para definir quanto tempo se passou desde o disparo de Dolores (apesar de parecer ser pouco) -, Bernard fica cada mais atordoado e com medo, pois ele se depara com um dilema moral muito forte: a única pessoa que sabia que Bernard era um anfitrião era Ford (que aparentemente está morto), portanto seus colegas de trabalho, em destaque Charlotte Hale (Tessa Thompson), Diretora Executiva do conselho da Delos, ainda contam com ele como um humano e precisam de sua ajuda contra os anfitriões. Já Dolores está cada vez mais firme com suas novas convicções ao lado de Teddy (James Mardsen) – detalhe que ela sai atirando em todo mundo sem nem pensar duas vezes, mostrando cada vez menos seu lado filha-do-fazendeiro-de-Sweetwater – , assim como Maeve, que volta para se juntar ao seu amado Hector (Rodrigo Santoro) e partir em busca de sua filha de outra narrativa. O único personagem que sinto que gostou dessa nova mudança é o Homem de Preto, pois ele finalmente conseguiu o que queria: um inimigo à sua altura, e que o faça (literal e figurativamente) sentir.
Com o Main Theme de Super Mario Bros. sendo tocado na pianola, diálogos brilhantes e imagens externas com uma fotografia e uma direção de tirar o fôlego, Journey into Night mostra que tudo se trata de um jogo. Um jogo composto por causas e consequências, vingança e questionamento da moral como um todo. Um jogo na qual antes quem mandava em Westworld eram os humanos, e agora os jogadores são outros.
A filha do fazendeiro e a cafetina do Bar Mariposa não existem mais; agora elas são donas do próprio destino e, por enquanto, donas do jogo.
A pergunta que fica é:
E você? já questionou a natureza da sua realidade?