Westworld é a série numero 1 da HBO depois de Game of Thrones, a série que aborda conceitos futuristas e filosóficos como raramente se ver na Tv é exibida todo o domingo no canal por assinatura, mas uma coisa me intriga muito, SERÁ QUE AS PESSOAS NÃO PENSAM NELA DE MANEIRA MUITO MICRO?
A série recheada de estrelas como Anthony Hopkins, Evan Rachel Wood, Ed Harris e Thandie Newton ganhou o coração de muitas pessoas, inclusive o meu (que resolvi assinar a HBO só por causa dela e de GOT também). Porém uma coisa que me incomoda muito e pensar que talvez (talvez, até porque eu posso estar errado), as pessoas pensam nela como algo bem simples, que talvez os roteiristas não queiram entregar de bandeja.
Muita gente entende que Westworld é uma série pura e simples de robôs com inteligência e que estão em uma espécie de rebelião de maquinas, talvez não seja apenas isso.
- Westworld não parece ser um mero parque, mas sim um grande mundo
Pode parecer meio bobeira, mas não acho que o mundo que Dolores ver no episodio 4, seja de fato o mundo real, se olharmos bem veremos que quando ela olha para uma cidade, a polis não me pareceu real logo a primeira vista, mas existem outros fatores importantes. A casa que Bernard mostra a ela, dizendo que iria morar com seu filho e esposa e nunca fica pronta é no meio de um grande centro e isso é mais estranho se olharmos o ultimo episodio. Nele vemos o parque é muito maior do que podemos imaginar e os outros personagens dizem o tempo todo que “precisamos falar com o continente” mas o parque tem dimensões de um continente, não de uma ilha como a logica poderia supor. De um lado um espaço árido e seco do outro um espaço com montanhas de picos gelados, a demografia é impossível para um local normal.
- Um mundo dentro de vários outros
Talvez Bernard não seja o único androide no pedaço, apesar de muitas teorias falarem sobre isso, eu sou mais radical, eu acho que grande parte dos que apareceram até agora sejam humanos. Porque penso assim? Simples, Ford deixou claro que o experimento era com os humanos, não com os androides, ou seja, os humanos que eram cobaias, enquanto pensavam que estavam se divertindo, eles serviam de experimento (parece muito a ideia que o marquinhos faz com o Facebook). Ford teve a brilhante ideia de transferir sua consciência em forma digital, ao invés da Delos que tentou viver para sempre com seu cérebro orgânico dentro de um corpo androide e sem sucesso. Ou seja, o que é real ou não fica um mistério. Bernard mesmo não sabia em determinado momento se estava no presente, passado ou futuro e isso levanta questões de aonde estamos vivendo como expectadores.
- Talvez estejamos vendo um conceito de universos paralelos
Que viagem né? Não acho, Westworld tem a brilhante ideia de brincar com o que pensamos ser verdade, se é uma coisa que não podemos ter nesta série, é certeza absoluta. Jonathan Nolan disse que Ford estava morto e já descobrimos que não podemos confiar em muita coisa do que ele nos diz. Logo podemos supor que talvez o mundo de Westworld nos brinda com conceitos da física e da existência. Só observar, quando Lee mostra a Maeve que ele sabe cada fala do que ela diz, parece muito o conceito de Deus não? Um ser onisciente que sabe o passado e o futuro, e sabe tudo o que vamos falar. Mas talvez os deuses desta historia façam parte de uma engrenagem que nem eles mesmos saibam que existe. Só de mostrar que o parque não parece ter limites demográficos, e Ford sendo capaz de colocar uma lagoa dentro de uma região desértica e de uma ponta temos uma praia com ambiente árido e de outra com uma montanha em gelo nos faz questionar. O que realmente sabemos sobre Westworld?