Para nos preparar para o filme Joker, resolvemos criar o Setembro Insano, onde serão postadas matérias semanais sobre o nosso querido Coringa. E nada melhor do que teorizar ainda mais as origens desse vilão.
Muita gente não sabe, mas o Coringa não tem uma origem confirmada pela DC Comics. O que temos são diversas HQs criando origens diferentes, o que tem deixado os fãs intrigados e confusos. Então, já prepare sua risada e venha se deliciar com a gente.
Capuz Vermelho
Em Detective Comics #168 de 1951, o Capuz Vermelho está fugindo do Batman após um assalto. Ao tentar escapar, o mesmo cai em um tanque químico, fazendo sua pele e seu cabelo mudarem de cor.
Após ser capturado, o Batman descobre que o Capuz Vermelho é o Coringa. No interrogatório, o Coringa revela que era apenas um homem que trabalhava em um laboratório, porém tinha resolvido roubar para conseguir mais dinheiro.
Capuz Vermelho – A Piada Mortal
Em 1988, surgiu uma origem parecida que ficou mundialmente conhecida e mais aceita pelos fãs, o Batman: A Piada Mortal, dos escritores Alan Moore e Brian Bolland.
Entre flashbacks, conseguimos ver a história de um comediante casado que estava prestes a ser pai. Por precisar muito de dinheiro, ele aceita participar de um assalto com uma pequena gangue.
Mesmo querendo desistir, ele é forçado a continuar com o plano e veste a roupa de Capuz Vermelho. Durante o assalto, eles são surpreendidos pelo Batman. Ao tentar fugir, ele pula para uma água que contém produtos químicos, virando assim o Coringa.
Essa versão também foi adaptada em uma animação do mesmo nome, dirigido por Sam Liu e Bruce Timm. Não sendo suficiente de ser uma adaptação bem fiel, a dublagem do Palhaço do crime é feita pelo Mark Hamill, o nosso querido Luke Skywalker.
Três Coringas
No final de Liga da Justiça #42 foi mostrado o Trono Mobius, cadeira que possui as respostas para todas as perguntas possíveis.
Para testar o poder do trono, Batman pergunta quem é o Coringa e a resposta o deixa perturbado. A revelação chocante só nos é revelada na edição 50, de que não existe apenas um, como existem três Coringas.
Após essa revelação, os fãs foram a loucura com todas as teorias que poderiam justificar isso. A até então mais aceita é que cada Coringa deve vir de versões anteriores do mesmo, em outras realidades.
Você pode estar se perguntando: “E é isso? Vamos ficar sem uma resposta?”. Se acalme, o escritor Geoff Johns e o artista Jason Fabok estão produzindo uma HQ, pelo selo Black Label, chamada Batman: Três Coringas. Infelizmente, a história não tem data para lançamento ainda.
Maus tratos
Em 1975, o Palhaço do Crime ganhou sua HQ solo. Na quinta edição, o Coringa revela ser bisneto de um pintor muito famoso e que sofreu abusos por anos de seu bisavô. Como prova disso, é contado que seu visual foi mudado depois que seu bisavô jogou uma mesa com tintas experimentais em sua pele.
Essa origem foi descartada posteriormente pela própria publicação quando descobrimos que tudo não passava de uma encenação.
Gângster
Em Batman Confidencial, Jack é um gângster que perde a paixão por roubar bancos, até conhecer o Batman, fazendo reacender o amor pela vida criminosa.
No intuito de chamar atenção do Batman, Jack atira na namorada de Bruce, o que o enfurece a ponto de tacar um bat-rangue em seu rosto, criando uma grande cicatriz de sorriso.
Um tempo depois, Jack é sequestrado por uma gangue e torturado dentro de uma usina química ficando exposto aos produtos químicos, o que o torna o Coringa.
Personificação do mal
Em 2015, a dupla Scott Snyder e Greg Capullo produziram a HQ chamada Batman: Fim do Jogo.
Nela são encontrados diversos registros de um “Homem Pálido” em diversos momentos na história de Gotham. Isso mesmo, durante a história da cidade, esse “Homem Pálido” estava por trás de cenas de crime e desastres, o que levou ao Batman crer que o Coringa fosse a personificação do mal que assombra a cidade.
Dentro dessa história, ele é revelado como um agente criado para destruir o Batman e até como um demônio.
Menções honrosas
Claramente não vamos deixar de fora outras origens fora as dos quadrinhos.
Cavaleiro das Trevas – O filme
Interpretado por Heath Ledger, o Coringa conta várias histórias da origem das cicatrizes que ele tem no rosto.
Em uma delas, ele conta que seu pai era abusivo. Um dia, ele chegou em casa bêbado e assassinou sua mãe com uma faca. Ao ver o filho, ele rasgou a boca dele enquanto perguntava “Por quê está tão sério?”.
Em outra, ele diz que ele mesmo rasgou a sua boca numa tentativa de inspirar sua esposa a sorrir, já que a mesma teve o rosto retalhado.
O Batman de 1989
Nessa adaptação da história clássica interpretada pelo Jack Nicholson, Jack Napier era um gângster que estava sendo perseguido pelo Batman, porém acaba caindo em um tanque com produtos químicos e virando o Coringa.
A diferença que temos aqui é que ele foi o assassino dos pais do Bruce Wayne. Isso mesmo, ele foi o causador do Bruce Wayne virar o Batman.
Pelo o que parece, o mistério é que torna o vilão ainda mais incrível e medonho. Como diz o Coringa em A Piada Mortal: “Às vezes eu lembro de uma maneira, ora de outra… Se eu vou ter um passado, prefiro que seja de múltipla escolha.”
Tem alguma origem que você acredita mais? Há alguma teoria que você gostaria de nos contar? Deixe seu comentário aqui e vamos debater sobre o nosso mais querido vilão.