Intrusos é mais um quadrinho fantástico de Adrian Tomine. Lançada originalmente em 2016, teve sua publicação no Brasil este ano pela editora NEMO.
A HQ desenvolve seis contos distintos e ao mesmo tempo semelhantes. São diversas situações e diferentes personagens, mas ambos buscam a aprovação de terceiros e ficam aflitos com olhares de reprovação. Por meio de alguns conflitos, as histórias assumem uma pegada de não-ficção, o que faz os fãs do autor fiéis às suas obras.
Breve história da arte conhecida como Hortescultura
A primeira história chama-se Breve história da arte conhecida como Hortescultura e narra a vida de um artista mal-compreendido. Harold é um jardineiro que teve sua brilhante ideia de agrupar escultura com planta, chamando de Hortescultura. Com uma ideia tão inovadora como aquela, o homem se pergunta: o que falta para agradar um cliente?
Sua mulher o apoia a continuar com o projeto, apesar de não ver futuro algum. Essa e outras situações levam o ar cômico do início da história embora, trazendo um tom preto e branco de tristeza.
Amber Sweet
O próximo conto chama-se Amber Sweet e fala sobre a história de uma jovem universitária que é muito parecida com uma atriz pornô.
Durante seu curso, a personagem ouvia burburinhos e risadinhas enquanto caminhava pelo campus. Nada fazia sentido para ela até ser chamada de Amber Sweet e fazer uma pesquisa sobre. A partir disso, os leitores conferem como isso impactou na vida amarosa, nas amizades e no cotidiano da menina.
Vamos OWLS!
A terceira história conta sobre uma mulher que conhece seu futuro companheiro num encontro de alcoolicos anônimos. Seu nome é Vamos OWLS!
Não demora muito para que o leitor perceba que ambos não levam um relacionamento sadio. Os diálogos tomam um rumo áspero e um ato afirma um relacionamento abusivo. Este conto é o mais chocante de todo o compilado, levando os leitores à aflição, mas com uma possível satisfação no final.
Tradução do Japonês
Tradução do Japonês é um conto sem diálogos e sem aparição dos personagens, dado como um devaneio. As imagens são apenas de lugares que eles frequentam durante uma narrativa excepcional. De maneira crua, fala sobre uma mulher e seu filho durante uma viagem do Japão ao Estados Unidos.
Triunfo e Tragédia
Triunfo e Tragédia é, sem dúvidas, a melhor história do livro. Apesar de pesada, não é difícil de se identificar com a personagem principal.
Jesse é uma adolescente gaga que está se descobrindo e resolve tentar uma carreira no âmbito da comédia, especificamente no stand-up. Ao pedir apoio de sua família, é recebida de braços abertos por sua mãe e com palavras nada motivadoras vindas de seu pai.
Todas as páginas giram em torno da relação familiar da garota e, principalmente, do estado de reprovação de seu pai no intuito de tentar protegê-la de um possível vexame.
Intrusos
Por fim Intrusos, a história de um soldado que volta para casa após uma missão e se sente inquieto com alguns acontecimentos de uma passado não muito distante. Entre casa de parentes e quarto de hotel, o homem se sente incompleto e na necessidade de reviver alguns momentos, vai até sua antiga moradia e entrando escondido, mesmo com novos moradores.
A solidão do homem causa grande comoção no leitor que, apesar de desconfortável com suas escolhas, ainda sente compaixão e empatia.
Tomine teve sua estreia no Brasil em 1999, pela editora Conrad, com o livro Comic Book: O novo quadrinho norte-americano. Sempre com uma pegada underground no cenário de HQ’s, aos 17 anos o autor já publicava seus fanzines, que estão disponíveis até hoje em versões americanas que valem a procura .
Mesmo utilizando diferentes estilos de ilustração, Adrian não perde sua essência, o que deixa o material ainda mais interessante. Quanto à escrita, é impossível não destacar a verossimilhança com as histórias cotidianas, a temática nas entrelinhas e os finais sem desfechos emocionantes. Seus leitores são fisgados pelo turbilhão de emoções reais em uma arte melancólica, de diálogos com longas pausas reflexivas, expressões pesadas e sem clichês.
É a HQ perfeita para quem não conhece esse tipo de conteúdo em formato de quadrinho, que está acostumado com romances habituais. Para quem conhece esse modelo literário e gosta, é essencial na estante, além da procura pelas outras obras.