Connect with us

séries

A adaptação de Shadowhunters desrespeitou a obra de Cassandra Clare?

Ombudsnerd

Published

on

LOJA DC 4

Ombudsnerd é um espaço destinado a leitores e seguidores da pagina do CDL para exporem ideias e criticas em relação a artigos e qualquer outras áreas e até mesmo ao site ou grupo Cabana do Leitor.

Em vista do texto publicado pelo Cabana do Leitor e pelo vídeo feito, eu decidi escrever esse artigo em resposta, fazendo uma crítica a série como um todo e expor meu ponto de vista sobre o que está sendo feito até agora.

O que eu mais tenho visto por aí são opiniões divergentes sobre a ADAPTAÇÃO da série. Alguns acham que está muito boa e outros, que está horrível. Mas tudo bem, cada um leu, interpretou e imaginou de forma única, o que eu acho errado é fazer críticas (des)construtivas sem uma base concreta.

Começando pelo princípio do que é uma adaptação:

“Significado de Adaptação

s.f. Ação de adaptar; resultado desta ação.

Transposição de uma obra literária para o teatro, televisão, cinema etc.: este filme é adaptação de um romance antigo.

Arranjo, adequação de uma obra estrangeira que, além da tradução, implica modificações do texto original.” 

Ou seja, pegar a obra original e fazer alterações que se encaixem melhor no formato que será veiculado, nesse caso, para a televisão. Desde o início isso ficou claro, os produtores avisaram que alterações seriam feitas, porém a base da história seria a mesma. Mas qual a base da história?

Clary Fray faz aniversário, perde a mãe e descobre um mundo sobrenatural do qual ela faz parte por ser uma Caçadora de Sombras, o que sua mãe escondeu dela a vida toda. A partir daí ela parte em busca do Cálice Mortal, um jeito de salvar sua mãe e deter Valentine.

Adivinhem só, tudo isso está na série com apenas 2 episódios até agora. E não, eles não entregaram o enredo todo.

Claramente, quem fez o vídeo sobre a série não é fã e por isso não acompanhou como foi o processo de criação da adaptação. Foi dito no vídeo que “começaram a série apressadamente, no mínimo, foi feito de maneira apressada”. Mas não, eu tenho que dizer que não. Eles não levaram dois anos e meio pra preparar, como foi citado no vídeo, como Batman VS Superman, porém eles não fizeram correndo. A preparação foi nítida. Desde abril de 2015 o produtor McG (@McGsWonderland) vem nos informando sobre escolha do elenco, preparação do elenco e filmagens. O elenco também se mostrou bem preparado para fazer a série, todos leram os livros e buscaram entender seus personagens para interpretá-los da melhor forma.

Com isso, venho comentar o primeiro tópico da matéria “Veja 4 motivos que faz a série Shadowhunters ser pior que o filme” do site.

Atuações

tumblr_nrmxliGsQx1u9topzo1_500

“Embora tenham uma aparência física mais fiel à descrição dos livros, os atores Katherine McNamara e Dominic Sherwood não captaram a personalidade de seus personagens. Eles interpretam os protagonistas da saga, Clary Fray e Jace Wayland.”

Tudo bem, não irei dizer que eles foram perfeitos em atuação, como também não irei dizer que eles são péssimos atores e uma escolha horrível, não. A questão é que uma série de TV é diferente de um filme. Em um filme os atores já precisam mostrar seus personagens como são, mas em uma série os atores tem um tempo para evoluir na interpretação de seus personagens. Foi assim com Teen Wolf, com Agents Of Shield e outras. Na primeira temporada dessas duas séries, nos primeiros episódios principalmente, podemos ver atuações relativamente fracas, mas que com o decorrer do tempo e da história melhoraram muito e hoje ambas as séries fazem um sucesso enorme.

Sobre as diferenças foi dito que:

“Clary é uma menina doce e tímida, que apenas com o decorrer da história, começa a ganhar confiança. A Clary da série já no primeiro episódio mostra atitude, não tem absolutamente NADA de tímida. Já Jace, é confiante e orgulhoso, não demostrando seus sentimentos com facilidade. Na série, ele praticamente se apaixona à primeira vista por Clary e não tem nenhum aspecto de líder.”

Clary nos livros é tímida, mas não doce e tem 15 anos. Na série, a personagem tem 18, já é adulta, com certeza alguém com dezoito é mais confiante que uma garotinha de quinze. E Jace continua confiante, orgulhoso e na cena da boate mostra ele liderando a missão. Jace não se “apaixona à primeira vista”, mas até no livro (que é do ponto de vista da Clary) fica claro que ele tem um interesse especial nela, se não por que ele a ajudaria?

Tirando o foco dos protagonistas, pois eles não são os únicos que fazem a série, todas as outras atuações estão impecáveis. Emeraude com Izzy, Alberto com Simon, Isaiah com Luke, Maxim com Jocelyn, Matthew com Alec e Harry com Magnus estão fazendo um ótimo trabalho, o que só tem a melhorar com o tempo.

O Instituto

Hodge Starkweather (Jared Harris) in the Institute Library

“Uma breve descrição: o Instituto na trama literária é um lugar misterioso, ANTIGO, com quase nenhum Caçador de Sombras. Ele possui bastante livros e um arsenal de armas para o treinamento dos novatos. Na série, ele é um lugar MODERNO, cheio de tecnologias e com MUITOS Caçadores de Sombras. Nada a ver com nada.”

O Instituto tecnológico, o que isso vai mudar no arco da história? Nada. Contudo, o Instituto realmente é vazio, com apenas uma família de Caçadores. No livro o Instituto principal é o de NY e é apenas mencionada a existência de outros Institutos pelo mundo. Mas, a partir do momento que se torna uma série, uma coisa visual, eles vão deixar o lugar vazio e mencionar que existem vários Institutos ou eles vão colocar bastante gente no Instituto principal pra MOSTRAR como são Institutos no geral? O que faz mais sentido?

Mãe da Clary

jocelyn - shandow

“(…) Mas quando ela resolve contar para Clary que ela é uma Caçadora de Sombras, tudo desanda. Primeiro que a conversa telefônica das duas, que foi exemplificada nos filmes e está nos livros, é um ponto crucial para mim. Na série, ela conta super rápido e pessoalmente para Clary o que ela é, e depois joga a filha por um portal. Jocelyn Fray foi sim uma grande guerreira, mas só no final da saga que ela demostra suas habilidades de luta. Na série, ela já pega uma Lâmina Serafim (principal arma usada pelos Shadowhunters) e luta bravamente.”

Por que mudaram a forma que ela conta para Clary? Por que já adaptaram isso no filme. O filme como um todo deu errado, então por mais que uma cena tenha ficado fiel no filme, eles não vão repetir por esse motivo (ter dado errado).

Nos livros Jocelyn só mostra habilidades de luta no final, pois passou toda a história dormindo, literalmente. Ela é uma Caçadora de Sombras e mesmo que não lute há muito tempo, ela ainda sabe se defender. Não sei por que estão fazendo tanto caso com esse fato, já que no filme (mesmo que não se deva comparar um com o outro) a Jocelyn se defende dos seguidores de Valentine com utensílios de cozinha!

Luke

luke-garroway-shadowhunters

Preciso dizer que a escolha do ator para interpretar o personagem foi ótima. E fico feliz que tenham mudado a profissão dele na série, pois deram uma vida para ele. Nos livros ele tinha uma livraria e vivia correndo atrás da Jocelyn, na série fizeram dele um policial, o que é genial, pois mostra que a polícia tenta desvendar os mistérios do submundo e ele pode encobrir coisas que os humanos não conseguiriam explicar. De fato, não tem isso no livro, mas é uma adição que faz todo sentido.

Então, ao invés de criticarmos qualquer alteração feita, devemos tentar compreender por que ela foi feita, qual a relevância dela e se vai desrespeitar a obra original. Pois mesmo que a alteração pareça sem sentido agora, ainda tem toda uma temporada pela frente para explicarem tal feito ou corrigirem tal erro.

Portanto, não exaltem tal erro cometido de forma grotesca. Critiquem, mas sem desrespeito, e apontem as qualidades que a série tem até agora. Pois com uma produção que se preocupou tanto com a opinião dos fãs, nós deveríamos ser gratos sim pela segunda chance e fazer com que outras pessoas se interessem pela série. Assim conseguiremos que a série seja renovada para uma 2ª temporada que com certeza será melhor em todos os aspectos: roteiro, atuação, efeitos visuais, cenários, falas, etc.

Então a minha resposta é: a adaptação não desrespeitou a obra de Cassandra Clare, o trabalho feito na série apenas expandiu o universo criado pela autora e nos deu uma infinidade de arcos a serem explorados futuramente, com a história e personagens que já conhecemos e amamos.

Este artigo foi escrito pela leitora Beatriz Souza

Ombudsnerd
Eu sou você. Aquilo que você quer falar e aquilo que você deseja sentir.
Comments