Parece que nos últimos tempos o apocalipse está surgindo. Os filmes que estavam em uma fórmula de sucesso estão sendo vítimas de si mesmo, pois aparentemente a fórmula Marvel está caindo.
Tenho notado que nas últimas críticas dos filmes e séries da Marvel, se fala muito em “Fórmula Marvel”. Na verdade sempre se falou, mas não em tom negativo como está sendo falado agora.
Nas últimas críticas dos principais portais de noticias do Brasil (e porque não do mundo), uma grande insatisfação está tomando os críticos de modo geral, que são filmes legais, divertidos, mas sem muito roteiro para se pensar, e um “desliga a mente e entra no piloto automático” que funcionou por dez anos.
Quem tentava fazer algo diferente, era simplesmente retorcido a nada, com a máquina de moer filmes conhecida como Rotten Tomatoes. Quem tentou ousar, mesmo tentando escapar de tal fórmula era pisoteado, como aconteceu com a DC Comics na tentativa de fazer filmes mais sérios. O resultado foram demissões na Warner Bros. e uma tentativa frustrada de copiar os filmes da rival.
Porém a Marvel, entendendo que a fórmula uma vez feita teria um prazo de validade, tentou fazer algo diferente com Eternos, completamente desproporcional a crítica que deu um tomate podre no Rotten, o público classificou o filme com 78% de aprovação.
Agora Doutor Estranho No Multiverso da Loucura tenta novamente fazer algo um pouco diferente, apesar de Sam Raimi estar no filme, a fórmula Marvel também está, e deste casamento saiu uma reação de quem amou o trabalho de direção mas não curtiu o roteiro e, quando se fala roteiro, estamos falando da Fórmula Marvel. Nem mesmo Cavaleiro da Lua escapou com críticos, apontando que a série tropeça na Fórmula Marvel no seu final.
A Marvel agora enfrenta um caminho um tanto diferente de quando começou, ela inventou a fórmula. Agora, terá que reinventá-la e ouso dizer que ela terá que fazer uma escolha não tão difícil… agradar seu público ou a crítica.