Ele tem um rabo de macaco, uma nuvem voadora e um bastão que pode ficar maior ou menor! De quem eu estou falando? De Sun Wukong, é claro. Mas espera aí um instante… Eu já posso escutar alguém dizendo. “Você não tá falando do Goku?”.
É Agora que a coisas vão ficar interessantes. Veja bem, nosso querido Goku é na verdade baseado em um personagem da mitologia chinesa: Sun Wukong! Também conhecido como Miao Min, Tôn Ngô Không e Heng Chia, entre outros nomes. Sun Wukong é um dos personagens principais do clássico da literatura chinesa “Jornada ao Oeste” que foi escrito no século 16 por Wu’cheng.
Escrito durante a Dinastia Ming, a “Jornada ao Oeste” é uma estória sobre sabedoria, baseada em mitos de mais de 4 mil anos de idade. A relação dessa estória com a do Goku é que o Akira Toryama, criador de Dragon Ball, criou o personagem baseando-se em Sun Wukong. Para você entender a conexão entre os dois é preciso entender os primeiros capítulos da Jornada ao Oeste que contam a estória de Wukong.
Sun Wukong era um macaco que, ao depois de descobrir o que havia além de uma cachoeira na montanha onde vivia, foi coroado o Macaco Rei. Um dia, para descobrir o segredo da imortalidade, ele se tornou aluno de um monge taoista.
Esse monge deu a Sun Wukong o seu nome e o mais importante: deu a ele uma nuvem voadora. Isso acontece da mesma forma com Goku, que recebe uma Nuvem Voadora de seu Mestre, o Mestre Kame. Mas as comparações não param por aí! Depois de terminar seu treinamento, Sun Wukong procura uma arma para se defender, até que ele visita Ao Guang: o deus do mar. Ao Guang foi forçado a dar para Wukong todos os artefatos mágicos após a retirada do bastão lendário dos pilares marinhos ter causado um grande distúrbio nas correntes e ter liberado os grandes dragões.