Connect with us

cinema

Acrimônia “Retrato descritivo primoroso da psique feminina”

Avatar

Published

on

Acrimônia aborda de forma assustadora a mente de uma mulher que, à princípio se mostra normal e vítima de uma injustiça, mas que gradativamente se revela desequilibrada em relação aos seus sentimentos amorosos. E apesar da suposição de um estado mental danificado, ainda é um retrato descritivo primoroso da psique feminina.

Mesmo que o público esteja diante de uma ficção, a obra mostra com muita realidade o funcionamento de um relacionamento e o perigo eminente do “ponto de vista”. O roteiro praticamente faz um apelo ao público para que os casais sentem no sofá e conversem sobre seus problemas para que uma situação simples não se torne uma grande tempestade. A questão que dificulta é o caso de um dos parceiros possuir algum problema psicológico. Então a ajuda profissional seria o caminho.

E todo esse questionamento sobre a relação entre pessoas é bem-vindo, porém o filme demonstra uma direção desequilibrada e um roteiro vacilante. O filme está sempre preparando o público para algo que ele não vai receber, e quando acontece, no final, a execução é aquém do esperado. O roteiro esquizofrênico não consegue se decidir que tipo de filme ele está entregando. Para esclarecer, o longa tenta se vender como uma aventura de vingança, mas na prática ele demonstra ser um drama psicológico com pitadas de terror, dependendo da forma como o público absorva as loucuras da personagem. Inclusive, Acrimônia se finaliza como um clássico filme slasher, porém mal executado e mal encaixado com o andamento do longa. Isso faz com que a produção se torne esquizofrênica, sem se firmar em um gênero que o classifique e isso pode configurar em um problema para o público em reconhecer o filme pelo qual pagou para assistir.

Outro problema com o roteiro é que nós temos acesso à história pelo relato de Melinda, que conta os fatos para a sua psicóloga. Então deveríamos receber a trama pelo ponto de vista da personagem, o que de fato acontece em boa parte do longa. Porém o espectador terá acesso a cenas que Melinda não teria o conhecimento, ou seja, não faria sentido ser assistido pelo público. É o clássico erro na condução de um filme que opta por utilizar o recurso da narração.

Como mencionado, o andamento do filme é igualmente prejudicado pela direção, que também transita entre as narrativas de drama, comédia e terror. O problema não é a alternância, mas executá-las sem que haja uma conexão firme e coerente entre os gêneros. Mas sendo honesto com o diretor, ele conseguiu extrair boas atuações entre o casal principal da trama. Vale ressaltar que o trabalho de Taraji P. Henson (Melinda) impressiona quando a câmera valoriza sua presença em cena.

Acrimônia não traz um primor técnico e não é tão bem conduzido. Direção e roteiro confusos, uma fotografia nada inspirada e uma trilha sonora genérica; mas se o público deixar o filme fluir com a sua história, poderá sair do cinema com bons questionamentos em mente sobre relacionamento entre casais.

Acrimônia estreia amanhã, dia 9 de agosto nos cinemas.

Escritor, estudante de cinema, leitor de quadrinhos e livros. Já trabalhei em desenvolvimento de jogos. Resumindo, um amante de narrativa.

Advertisement
Comments

cinema

Indiana Jones 5 não terá Steven Spielberg como diretor

James Mangold, de ‘Ford vs Ferrari’ e ‘Logan’, é cotado para comandar o filme.

Avatar

Published

on

Informações obtidas pelo Variety dão conta de que Steven Spielberg não será o diretor do quinto filme de Indiana Jones nas telas. A decisão, vinda do próprio cineasta, visaria garantir à produção uma nova perspectiva para a franquia.

Esta seria a primeira vez que Spielberg abre mão da direção da franquia em 39 anos. O cineasta, no entanto, segue envolvido no projeto como produtor, ao lado de George Lucas.

Quem está sendo sondado para o comando do longa, de acordo com a publicação, seria o diretor James Mangold, que recentemente comandou Logan e o indicado ao Oscar Ford vs Ferrari. Entretanto, fontes ligadas ao filme afirmam que o acordo ainda não sacramentado.

Intérprete do personagem-título, Harrison Ford segue confirmado no projeto. O último filme da série – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal – foi lançado em 2008.

Indiana Jones 5 segue sem título oficial ou data de lançamento.

Continue Reading

cinema

Sonic e os melhores filmes de todos os tempos inspirados em jogos

Avatar

Published

on

A nova produção Sonic: O Filme que chegou as telonas no dia 13 de março como todos já sabemos foi inspirado no jogo da Sega, o porco-espinho azul (Ben Schwartz) vem parar no mundo real, onde encontra o policial Tom Wachowski (James Marsden) e, juntos, vão derrotar o vilão Dr. Ivo Robotnik (Jim Carrey). O longa foi lançado depois de uma polêmica com o visual da animação do protagonista, que precisou ser completamente refeita após críticas dos fãs.

Desde os anos 90, dezenas de longas inspirados em jogos foram lançados, uma tentativa de Hollywood alcançar os gamers, um público enorme, exigente e crescente. A maioria dessas produções, porém, não foi muito bem aceita, com poucos espectadores. Obras como Super Mario Bros, Street Fighter e Mortal Kombat são alguns dos primeiros dessa leva. Confira a lista criada pelo Peixe Urbano dos filmes de videogames mais famosos:

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)

World of Warcraft, ou WOW, é um RPG (role-playing game) online que os jogadores pagam mensalmente para ter acesso aos servidores, uma verdadeira febre desde que seu lançamento, em 2004. É o mais famoso e um dos pioneiros no estilo. O filme conquistou os fãs, que gostaram dos efeitos e adaptação. Porém, com os espectadores que não conhecem o jogo foi outra história, alcançando menos pessoas que o esperado.

Angry Birds (2016)

O jogo de celular desenvolvido em 2009 se tornou rapidamente um dos mais populares para smartphone. Atualmente, possui dezenas de versões e variações. O longa inspirado nos pássaros sem asas e porcos verdes também estreou em 2016, e é um dos filmes de games mais populares até o momento.

Príncipe da Pérsia (2010)

O game foi bastante cultuado nos anos 80, tendo várias sequências e remakes. A produção cinematográfica com Jake Gyllenhall no papel principal chegou várias décadas depois, em 2010. Apesar de roteiro e efeitos satisfatórios, a crítica dos espectadores foi referente ao White Washing, termo dado quando atores brancos interpretam personagens de outras nacionalidades.

Terror em Silent Hill (2006 e 2012)

Com clima de terror com monstros, sustos e muito sangue, o jogo lançado em 1999 é um dos principais do gênero, sendo referência até os dias atuais. Possui uma horda de fãs, que acompanharam seus 4 jogos. O longa, de 2006, mostra uma interpretação livre dos personagens, com algumas referências bem feitas, especialmente dos vilões. Em 2012 foi lançada a sequência, que não foi tão bem aceita quanto o primeiro.

Franquia Resident Evil (de 2002 a 2016)

Falando em terror bem sucedido, o survival lançado em 1996 conta com mais de 25 jogos diferentes, entre linha principal, spin offs e remakes. Isso, sem contar com as versões mobile. A história de zumbis também fez sucesso na multiplataforma, se tornando a maior franquia do gênero já lançada nos cinemas, com seis filmes que vão de 2002 até 2016.

Lara Croft – Tomb Raider (2001, 2003 e 2018)

Falando em jogos com diversas versões, Tomb Raider teve início em 1996 e continuou com lançamentos até 2018, chegando a 17 jogos. Amada pelos fãs, as aventuras de Lara Croft passaram para as telonas em 2001. Com Angelina Jolie interpretando a heroína, o sucesso da adaptação veio bastante pela atriz, que também protagonizou a sequência de 2003. Em 2018 mais um filme surgiu, Tomb Raider: A Origem, conta com Alicia Vikander estrelando como a versão mais jovem de Lara.

Saga Pokémon (1998 – 2019)

Com mais de 70 jogos, os monstrinhos são um dos maiores da indústria, começando com um simples jogo de gameboy em 1996, e alcançando um sucesso tremendo com a versão em realidade aumentada para Smartphones, o Pokémon Go. O anime de 1997 se tornou uma sensação mundial com 22 temporadas, a última completa em 2018. São 28 longas inspirados desde 98, 27 de animação e o último, Pokémon: Detetive Pikachu é uma mistura de desenho com atores lançado ano passado.

Sonic: o Filme está em exibição nos cinemas.

Continue Reading

cinema

Vingança FM, o primeiro filme de terror do TNT tem data de estreia

Avatar

Published

on

As estreias com o selo TNT Original continuam. E agora é a vez do terror “Vingança FM” (Feedback), que será exibido na sexta-feira, 28 de fevereiro, às 22h30, na tela da TNT.

O filme é um thriller psicológico estrelado pela atriz espanhola Ivana BaqueroEddie Marsan (Hobbs&Shaw e Vice) e Paul Anderson (Robin Hood – 2018).

Jarvis Dolan (Eddie Marsan) é uma estrela de rádio que lidera um programa sarcástico e bem-sucedido de Londres, The Grimm Reality. Tudo vai bem até que um dia, enquanto o programa está no ar, dois indivíduos mascarados entram na rádio, assumindo o controle de tudo, sob a mira de uma arma.

A instrução mais importante é que a transmissão do programa continue de maneira que os ouvintes não suspeitem do que realmente está acontecendo. O motivo? Tornar público um escândalo que poderia ser o fim da apresentadora. Forçada a continuar com o programa e seguir o roteiro dos agressores, a noite se tornará um pesadelo.


“Vingança FM” será exibido na sexta, 28 de fevereiro, às 22h30, na TNT

Continue Reading

Parceiros Editorias