Recentemente os fãs da DC foram a loucura, ao assistirem um “comercial” em que mostrou determinadas cenas do filme Adão Negro, assim como um vislumbre de alguns membros da Sociedade da Justiça da América, como Senhor Destino, Gavião Negro, Esmaga- Átomo e Ciclone, interpretados respectivamente por Pierce Brosnan, Aldis Hodge, Noah Centineo e Quintessa Swindell. Ficaram curiosos para saber um pouco mais sobre eles?
Pois bem, nós do Cabana do Leitor, resolvemos trazer uma matéria especial, com um breve resumo sobre os personagens da produção cinematográfica, que fizeram parte da primeira e icônica equipe de super-heróis das histórias em quadrinhos, a Sociedade da Justiça da América, que os “uniu” no combate as forças do mal.
Sociedade da Justiça da América
Era 1940, período este em que as histórias em quadrinhos (conhecidas atualmente como HQ’s ou gibis) estavam conquistando o seu espaço, Gardner Fox, Everett E. Hibbard e Sheldon Mayer tiveram a ideia de trazer ao público uma equipe de super-heróis que fariam sua estreia em All Star Comics Nº 3. Contudo, quais seriam os seus membros? E quem eles combateriam?
Bom, a primeira formação da Sociedade, teve Senhor Destino (Kent Nelson), Lanterna Verde (Alan Scott), Flash (Jay Garrick), Homem-Hora, Sandman, Gavião Negro, Átomo e O Espectro, lutando lado a lado a pedido do Presidente Roosevelt, a fim de ajudar os aliados contra as forças de Hitler na Segunda Guerra Mundial.
Senhor Destino
Senhor Destino, título utilizado por diversos heróis ao longo dos anos no Universo DC, sendo o mais emblemático Kent Nelson, foi criado por Gardner Fox e Howard Sherman, em 1940.
Salienta-se que Nelson era o filho do arqueólogo Sven Nelson, o qual na década de 20, os dois exploravam o Vale de Ur na Mesopotâmia quando descobriram uma pirâmide subterrânea, que continha Nabu, um imortal do planeta Cilia que estava sendo mantido em animação suspensa por milhões de anos.
Acidentalmente, Kent liberou o ser, que mais tarde o orientaria através dos segredos do universo, para assim ser seu novo hospedeiro (uma espécie de agente dos Lordes da Ordem) com incríveis poderes. Vale lembrar que apenas no término de seu treino, que o herói ganhou de Nabu, um amuleto, uma capa e um elmo, os quais o fariam se tornar o notável Senhor Destino.
Gavião Negro
Gavião Negro, herói criado por Gardner Fox e Dennis Neville, teve sua primeira aparição na década de 40, em um título do Flash de Jay Garrick. Nesse período, a reencarnação do nobre Príncipe Khufu do antigo Egito foi “vivida” por Carter Hall, um arqueólogo que encontrou o Metal Enésimo e a nave espacial alienígena do planeta Thanagar.
Graças a sua descoberta, Hall se tornou a reencarnação de Khufu, e recobrou assim suas memórias de vidas passadas. Após criar um cinto antigravitacional, ele partiu em busca da reencarnação de sua amada Chay-Ara, conhecida como em sua época Shiera Sanders. Destaca-se que o herói foi um dos membros fundadores da Sociedade da Justiça da América ao lado do Senhor Destino.
Não podemos esquecer, que assim como seu companheiro de equipe, o herói, também teve outra versão, o qual “estreou” nos quadrinhos em meados da década de 60, sendo seu nome Katar Hol. Criado por Gardner Fox e Joe Kubert, o policial de Thanagar, veio a Terra com sua esposa Shayera, em busca de resolver alguns problemas envolvendo seu lar de origem.
Esmaga-Átomo
Criado por Roy Thomas, Jerry Ordway e Mike Machlan, o personagem Albert Rothstein, popularmente conhecido como Esmaga-Átomo, teve sua primeira aparição nos quadrinhos da década de 80, no título All Star Squadron #25, sob o nome de Nuklon. Devem estar se perguntando, e o “título” conhecido atualmente pelo público? Quando será que ele recebeu?
Foi apenas em meados de 1999, que o herói assumiu o “manto” de Esmaga-Átomo, ficando assim até a atualidade. Com superforça e controle de sua estrutura molecular, Albert “passou” por inúmeros grupos de super-heróis, indo desde Corporação Infinito, até a Liga da Justiça da América, o Esquadrão Suicida, o Conglomerado e por fim, uma versão jovem da Sociedade da Justiça.
Ciclone
Apresentada nos quadrinhos por volta de 2006, Maxine Hunkel, neta da heroína Tornado Vermelho (Ma Hunkel), foi criada por Mark Waid, Alex Ross, Dale Eaglesham e Geoff Johns, tendo sua primeira aparição no título Sociedade Justiça da América #1 – Vol. 3.
Capaz de manipular o vento, ela pode criar ciclones, furações, rajadas de vento e redemoinhos, para usar contra seus oponentes. No que tange seu “uniforme”, temos que ele foi inspirado nas histórias de O Mágico de Oz, uma vez que seu chapéu pontudo verde faz com que ela se pareça a bruxa Malvada do Oeste.