O filme brasileiro Ainda Estou Aqui venceu mais um prêmio internacional nos Estados Unidos desta vez concorrendo diretamente com Emília Perez (seu grande concorrente no Oscar 2025 até o momento) como melhor filme internacional.
O 36ª Festival Internacional de Cinema em Palm Springs divulgou seus premiados hoje, homenageando o filme do diretor brasileiro Walter Salles com o prêmio FIPRESCI, o principal da categoria, sendo o filme escolhido entre 35 projetos na categoria Longa-Metragem Internacional do Oscar.
Para isso um júri de críticos de cinema internacionais determinou qual seria o vencedor do prêmio principal, elogiando o drama brasileiro “por transmitir o horror da ditadura invasora da perspectiva íntima de uma mãe defendendo não apenas sua família de cinco, mas sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história em detalhes escrupulosos e convincentes.”
Emília Perez também levou o prêmio pelas mãos de Zoe Saldaña, que vencei como melhor atriz em um longa metragem internacional.
Os jurados citaram “a ferocidade e a complexidade de sua performance em Emilia Pérez , que mostra uma gama virtuosa de expressão, desde música e dança até sua interpretação potente de um personagem moralmente sombreado. Embora sua personagem desempenhe um papel coadjuvante, ela conduz a narrativa com o poder de uma protagonista.”