Um dos maiores escritores de quadrinhos de todos os tempos, Alan Moore foi mais nome da cultura pop a se manifestar sobre as eleições brasileiras e deu seu apoio ao candidato Lula, como também já fez Jason Momoa.
Alan Moore que raramente dá entrevistas ou concede de forma bem ampla suas opiniões, fez uma longa carta se manifestando sobre as eleições brasileiras e declarando seu apoio ao presidente Lula nas eleições desde domingo, dia 30 de outubro.
O escritor diz que o mundo está mudando no início da carta, é que ver com preocupação o ressurgimento da extrema-direita, logo seus olhos se voltaram para o Brasil.
“Desavergonhadamente monstruosos, eles têm perseguido minorias raciais e religiosas, ou seus povos nativos, ou os pobres, ou as mulheres, ou pessoas de outras sexualidades, ou todos estes juntos. Enquanto a pandemia ainda se desenvolvia, eles colocaram seus posicionamentos políticos e suas doutrinas financeiras acima da segurança de suas populações, capitaneando centenas de milhares de mortes potencialmente desnecessárias; centenas de milhares de famílias devastadas, e de comunidades devastadas”
Depois Alan Moore continuou dizendo como viu o governo Bolsonaro, em sua gestão de questão sociais e da pandemia.
“Bolsonaro atacou os povos indígenas do Brasil, os seus homossexuais e os direitos de suas mulheres de interromper de forma segura a gravidez, alimentando um incontrolável incêndio de ódio como cortina de fumaça para suas agendas sociais e econômicas, enquanto ao mesmo tempo inundava sua cultura com armas. Vimos ele tentar se gabar de seu jeito de lidar com a pandemia jorrando sua idiotice anti-vacinal, e também observamos a expansão territorial dos cemitérios feitos às pressas; covas lado a lado no solo cinza com flores mortas dispersas e lápides improvisadas trazendo cor“
Alan Moore depois fala sobre Lula e o elogia como líder.
“Na qualidade de anarquista, existem pouquíssimos líderes políticos que eu seria completamente capaz de tolerar, e menos ainda os que eu poderia endossar, mas por tudo que soube e li a respeito, Luiz da Silva, o Lula, parece ser um indivíduo tão raro. Suas políticas parecem ser justas, humanas e concretizáveis e, da forma como entendo, ele se comprometeu a reverter muitas das decisões tão desastrosas de Bolsonaro”
Ele termina dizendo pedindo para que os seus fãs e apreciadores do seu trabalho saiam de casa e votem em Lula.
A filha do escritor, Leah Moore atestou a veracidade da carta, dizendo que o seu pai ficou até as 3 da manhã a digitando, e estudando a respeito do Brasil.