O episódio começa com uma cena de grande carga emocional entre Gianni Versace e sua irmã Donatella, mostrando as dificuldades que os dois passaram para lidar com a doença de Gianni.
Em seguida, o episódio nos leva de volta para Andrew, em uma época anterior ao do último episódio. Andrew ainda mora com sua mãe e é atendente de caixa numa farmácia. Pela primeira vez o pai de Andrew é mencionado, mas ficamos na dúvida se o que Andrew fala é verdade ou não.
A trama se estrutura entre momentos com os irmãos Versace e Andrew. Ambos passando por momentos diferentes na vida, mas lutando pela mesma coisa. Enquanto Gianni tenta tornar Donatella uma personalidade forte que consiga levar sua marca adiante, Andrew batalha, em seus próprios caminhos, para conseguir subir na vida.
Nas cenas de Versace podemos acompanhar de perto sua rotina com a doença, seus desafios em lutar contra ela e os momentos de grande desespero. Finalmente o nome da doença é revelado e posso garantir que não é Aids. Mas deixo a curiosidade para ser tirada quando assistirem ao episódio.
O título “Ascent”, que em português quer dizer Subida, veste perfeitamente a temática do episódio. Por um lado, a ascensão do império Versace, agora com Donatella. Por outro lado a ascensão de um serial killer.
Num episódio que foi ao ar um dia antes do Dia Internacional da Mulher, “Ascent” fala do empoderamento feminino, fala sobre família, sobre amor e comprometimento. Um dos melhores episódios da temporada até agora.