A Warner Bros. está supostamente esperando para ver como Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore se comporta antes de dar luz verde a mais sequências.
De acordo com a Variety, o plano de cinco filmes para a franquia Animais Fantásticos agora depende de como Os Segredos de Dumbledore é recebido pelo público, com a Warner Bros. supostamente avaliando a performance do filme para determinar se vai haver um quarto ou quinto filme da franquia.
Fontes também aparentemente confirmaram que não há nenhum roteiro escrito para a quarta parte. Animais Fantásticos 3 está saindo quando grandes controvérsias envolvendo pessoas da produção da franquia, incluindo a recente prisão de Ezra Miller por conduta desordeira e assédio, a renúncia forçada de Johnny Depp devido a alegações de abuso entre ele e a atriz Amber Heard e um caso de difamação que Depp teve contra o jornal The Sun.
Mads Mikkelsen foi escalado para substituir Depp no papel de Gellert Grindelwald em Animais Fantásticos 3, mas a terceira parte não foi sem seus contratempos. A Variety observa que “a Warner Bros. inicialmente adiou as filmagens em 2019 para reformular o terceiro filme”, fazendo com que o tempo extra fosse gasto na pré-produção. O filme então enfrentou mais atrasos devido à pandemia COVID-19.
Ao mesmo tempo, J.K. Rowling, criadora de Harry Potter, foi amplamente criticada por ser uma grande voz da retórica anti-trans, que forçou os fãs de Harry Potter a lutar com a série que amam e o preconceito de sua criadora. Eles foram notados sozinhos como as estrelas da franquia Emma Watson, Daniel Radcliffe, e Eddie Redmayne também condenaram suas observações sobre identidade de gênero e mulheres trans.
Em termos de desempenho de bilheteria, Animais Fantásticos e Onde Habitam de 2016 foi um sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 800 milhões em todo o mundo. Os Crimes de Grindelwald, de 2018, sofreu uma queda de 20%, ganhando US$ 650 milhões globalmente para se tornar a parcela de menor faturamento até agora.