Connect with us

cinema

Antes Que Eu Me Esqueça: É um filme sobre memórias afetivas, o humor e a emoção

Tassiana Chagas

Published

on

LOJA DC 4

Aos 80 anos, Polidoro (José de Abreu) é um juiz aposentado, viúvo e vive sozinho em Copacabana. É pai de Beatriz (Letícia Isnard) e Paulo (Danton Mello), um músico frustrado, com quem tem uma relação estremecida por divergências no passado.
Vizinho de uma casa de strip-tease, Polidoro faz uma proposta ao gerente, Alceu (Eucir de Souza), de investir uma parte de suas economias no negócio, se tornando sócio do estabelecimento. Uma das funcionárias é a divertida prostituta Joelma (Guta Stresser).
Beatriz deseja interditar judicialmente o pai, por crer que está perdendo as faculdades mentais. Paulo alega que não pode opinar na questão por não ter uma relação próxima com o pai. Na audiência de curatela, o juiz determina que Polidoro e Paulo tenham encontros semanais obrigatórios monitorados pela promotora Maria Pia (Mariana Lima). A reaproximação forçada entre pai e filho mudará as suas vidas.
O filme é dividido em duas partes: A primeira é uma apresentação dos personagens e dos núcleos, onde o tom predominante é o humor nacional com piadas e insinuações. É a pitoresca história de um juiz aposentado que tenta salvar um bordel da falência. A segunda parte é um drama que justifica o seu título, sensível e que faz chorar, onde os personagens encontram a redenção de suas jornadas pessoais.


Com roteiro de Luísa Parnes e produção executiva de Carlos Saldanha, em seu primeiro longa-metragem de ficção, Thiago Arakilian consegue extrair bons resultados do projeto. As atuações do elenco estão bastante afinadas. José de Abreu e Danton Mello tem química como pai e filho. Com destaque para Guta Stresser em seu papel cômico e a participação especial do eterno trapalhão Dedé Santana.
Há algo sério que muda o tom do filme ao ponto de levantar um debate delicado: o do modo como os filhos rejeitam os seus pais quando estes atingem uma idade avançada, geralmente sendo esquecidos na solidão ou em casas de repouso. Inevitável sair da sala de cinema sem repensar na atenção que reservamos aos nossos idosos. “Antes Que Eu Me Esqueça” aborda a última fase da vida, a velhice. É inevitável não pensar na velhice e na nossa finitude. É um filme sobre memórias afetivas, alternando o humor e a emoção. Na última aventura de um pai, o filho pode encontrar um sentido para a vida.

 

FICHA TÉCNICA
Nome: Antes Que Eu Me Esqueça
Elenco: José de Abreu, Danton Mello, Letícia Isnard, Guta Stresser, Dedé
Santana, Eucir de Souza, Mariana Lima, Augusto Madeira
Diretor: Tiago Arakilian
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 100 min
País: Brasil
Ano: 2017
Distribuidora: Imagem Filmes

Tassiana Chagas
Estudante de Jornalismo. Foi na infância que se apaixonou por filmes. Acredito mais do que a sétima arte, o cinema foi feito para sonhar.
Comments