A animação “O Pergaminho Vermelho” da Vitrine Filmes é a primeira produção brasileira a integrar o catálogo do Disney+ e chega ao streaming na próxima sexta-feira, dia 6. Junto com o diretor Nelson Botter Jr, a atriz e cantora Any Gabrielly esteve presente em coletiva virtual nessa quarta-feira para falar da experiência de dublar a animação.
“O Pergaminho Vermelho” conta a história de Nina, uma menina de 13 anos, que se intriga ao perceber que todas as crianças têm pesadelos recorrentes. Ao encontrar um pergaminho vermelho, ela é transportada para um mundo novo, chamado Tellurian, onde conta com a ajuda de um super grupo para derrotar o temido Lorde Dark, o Senhor dos Pesadelos.
Depois de representar a voz brasileira de Moana (2016), Any Gabrielly retorna ao mundo da dublagem no longa como Idril, uma heroína de poderes mágicos que vive no mundo encantado de Tellurian e ajuda Nina em sua aventura. Na coletiva, contou sobre como foi o processo de gravação do filme tendo que dar a voz original pela primeira vez, sem nenhuma base como foi o caso com a princesa de Motu Nui.
A animação foi exibida primeiro na 44º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está indicada para o Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano, a dubladora contou sobre a expectativa de uma produção brasileira ser vista pelo mundo à fora, agora que estará disponível no Disney+: “Gosto de ver obras nacionais em plataformas gigantescas e gosto muito de mandar para os meus amigos que isso é brasileiro. É meio que levar um pouco mais da nossa cultura porque, o que eles conhecem ainda, é mais estereotipado. Projetos como esses vão abrindo mais portas para outros que vão vir. Acho que isso é lindo tem que continuar para sempre”.
Respondendo ao Cabana, Any Gabrielly expressou qual o sentimento de inspirar tantas pessoas com o seu trabalho.
“Eu acho que essa é a minha missão na Terra.” – Any Gabrielly
“Ser artista para mim é muito mais que simplesmente fazer o que eu gosto, dar diversão para as pessoas, acho que artistas tem esse poder de mudar tanto o mundo e falar com tantas pessoas. Então, saber que na minha carreira eu já tive a oportunidade de fazer isso por tantas pessoas é muito gratificante. É literalmente o que eu quero fazer pro resto da minha vida. E eu quero fazer isso numa escala maior e maior e maior, e quanto mais eu puder inspirar vidas de outras pessoas, eu quero fazer isso”, declarou.
Além disso, a estrela também ressaltou a importância da representatividade negra na animação: “É muito bom você assistir, ler ou ver qualquer coisa que você possa se identificar. Ver uma personagem com tanta força e de um coração grande como a Idril, presentando tantas meninas, é muito legal”.
Escrito por Nelson Botter Jr., Fernando Alonso, Keka Reis e Leo Lousada, a animação levou 10 anos para ficar pronta. O elenco ainda conta com Nelson Machado, Isaac Bardavid, Wendel Bezerra, Marina Sirabello, Viny Takahashi, Marcello Palermo, Alex Morales, Thayná Cavalcanti e Alex Minei. Any Gabrielly é integrante do grupo musical Now United.