A empresa de tecnologia, Apple, removeu das suas lojas o jogo Fortnite da Epic Games por violação dos termos da sua loja digital.
A Epic criou um sistema de pagamento independente do Itunes que permite que a compra mesmo dentro dos Iphones sejam feitas em um site criado por ela, porém os termos de uso da App Store não permite isso, levando a Maçã a excluir da sua loja o jogo Fortnite.
No site The Verge a Apple emitiu uma declaração sobre a decisão:
“Hoje, a Epic Games tomou uma decisão infeliz de violar diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e criadas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, o aplicativo Fortnite deles foi removido da loja. A Epic habilitou um recurso no próprio aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple e fizeram isso com o intento de violar regras da App Store a respeito de pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem serviços ou bens digitais”.
A Apple cita ainda que a Epic concordou com as regras da App Store em primeiro lugar, o que permitiu a disponibilização de Fortnite na plataforma. A empresa acrescentou: “o fato de que os interesses deles agora os levam a buscar um arranjo especial não muda o fato de que as regras criam um mesmo patamar para todos os desenvolvedores e torna a loja segura para todos os usuários”.
A Epic entrou com uma ação judicial para tentar reverter a decisão:
Epic Games has filed legal papers in response to Apple, read more here: https://t.co/c4sgvxQUvb
— Fortnite (@FortniteGame) August 13, 2020
E também fez um video para anunciar que estava desafiando o monopolio da Apple:
Epic Games has defied the App Store Monopoly. In retaliation, Apple is blocking Fortnite from a billion devices.
Visit https://t.co/K3S07w5uEk and join the fight to stop 2020 from becoming "1984" https://t.co/tpsiCW4gqK
— Fortnite (@FortniteGame) August 13, 2020