Connect with us

Colunistas

Aprenda a Reconhecer Golpes de Sites de Download “Gratuito” de Filmes

Há inúmeros sites prometendo os mais variados títulos de filmes.

Edi

Published

on

POSTAGEM PATROCINADA – Se você ama filmes e séries e tem alguma estrada nesse mundo (quase) infinito da internet, provavelmente sabe alguns truques interessantes para fazer download de filmes diversos – a palavra torrent significa algo para você? Se sim, então você sabe do que estamos falando.

Há inúmeros sites prometendo os mais variados títulos de filmes de inúmeros gêneros para download fácil, rápido e gratuito. Supostamente gratuito. Em muitos casos, esses websites são feitos por scammers e podem comprometer sua segurança.

Aqui, você vai aprender a identificar essas fraudes virtuais para que assistir um filme não se transforme em um terror digno de Alfred Hitchcock.

Quando a esmola é muita, o santo desconfia

O filme “grátis” que você viu disponível para download ou em algum streaming pode, na verdade, carregar algum software prejudicial (malware) que infecta não só o seu computador, mas qualquer dispositivo conectado à internet.

Nem todo mundo sabe que baixar um filme que é sucesso de bilheteria de forma gratuita não só é ilegal mas que, em muitos casos, coloca seus dados e seu sistema em perigo. 

Por isso, é importante falar sobre scammers que aplicam golpes envolvendo filmes gratuitos. A Federal Trade Commission deu uma advertência oficial alertando os internautas sobre os riscos de acabar fazendo downloads de malware disfarçados como se fossem simples arquivos de mídia contendo filmes.

Os técnicos da Federal Trade Commission testaram cinco filmes baixados de cinco sites diferentes de pirataria e todos os arquivos instalaram malwares nos sistemas.

Evite sites desconhecidos

A ameaça real está em usuários que não sabem nada sobre a integridade desses websites de download de “filmes”. Afinal, existem tantos serviços legítimos nos quais os usuários podem assistir filmes, séries e programas de TV, ler ebooks e ouvir músicas que não faz sentido recorrer a sites obscuros e duvidosos, ainda mais contendo pirataria.

Alguns usuários, especialmente aqueles que são mais jovens, podem não entender que uma conta no Netflix, que fornece acesso a conteúdo em troca de uma assinatura, respeitando os direitos autorais e questões de licença, não é a mesma coisa que baixar filmes em algum site obscuro, desconhecido e poluído com toneladas de pop up.

Casos famosos de golpes com downloads de filmes

Se você está entre aqueles que ainda não assistiram ao filme Avengers: Endgame (Vigadores: Ultimato, no Brasil), mas que querem outros meios, digamos, não muito limpos para baixar o filme completo  e assisti, talvez você precise saber que há muitos golpistas ansiosos pelo seu click.

A Kaspersky Lab, uma das melhores desenvolvedoras de sistemas de defesa cibernética, publicou em seu blog oficial detalhes sobre várias fraudes que estão sendo executadas na internet usando esse e outros filmes de grande sucesso de bilheteria para atrair pessoas que querem assistir esses filmes de grande repercussão. 

O mais recente filme da franquia Avengers (Vingadores) já conquistou U$1,7 bilhão de bilheteria em todo o mundo e já se tornou a produção de Hollywood com maior sucesso de bilheteria no público da Índia, por exemplo. Isso mostra como o título se tornou um nome familiar e como ele pode ser usado por golpistas.

Em sua postagem, a Kaspersky Lab avisou que a antecipação do download do filme completo de Avengers: Endgame pode servir como disfarce para muitas fraudes e golpes virtuais. “Começa com uma pesquisa simples”, destaca a equipe da Kaspersky Lab, e “os resultados incluem um site que promete ao usuário um download ou uma visualização online completa de Avengers: Endgame“.

A equipe destaca que uma mensagem aparece quando o streaming começa a ser executado no website suspeito, pedindo para que o usuário crie uma conta para de acessar o filme.

É aí que o golpe começa: enquanto a inscrição para a conta é, na maior parte, gratuita, os visitantes são solicitados a fornecer seu endereço de e-mail e criar uma senha. Alguns sites até pedem para inserir detalhes de cartão de crédito. Mesmo que o usuário não forneça informações do cartão de crédito, só de fornecer um e-mail e criar uma senha os riscos são grandes.

Senhas repetidas são um grande risco

“Veja, as pessoas tendem a usar a mesma senha para muitas contas diferentes”, diz a equipe do Kaspersky Lab. “Quase todo mundo faz isso. Então, é bastante seguro que pelo menos algumas das combinações de e-mail e senhas coletadas pelos golpistas nesse tipo de site combinem credenciais de conta em outros sites e lojas on-line, serviços de jogos ou streaming, contas de e-mail, mídias sociais, etc.”.

Simplificando: os hackers podem usar o e-mail e a senha dados no cadastro feito nesses sites para tentar acessar contas em plataformas diversas. Se o usuário usa o mesmo e-mail e senha para diferentes contas, os riscos são mais do que graves.

Além das dicas da Kaspersky, é importante evitar sites desconhecidos e pirataria. Outra dica interessante é usar um provedor VPN (exemplo). Há vários downloads disponíveis de serviços confiáveis de VPN, e esses aplicativos aumentam a segurança da sua rede, criptografam seus dados e protegem suas senhas com segurança adicional.

Comments