O filme A Pequena Sereia estreou na última quinta-feira, dia 25, mas muito antes de ser lançado, recebeu diversas críticas quanto às alterações realizadas, como colocar a atriz Halle Bailey como protagonista, os efeitos especiais do longa e mudanças nas letras das músicas “Poor Unfortunate Souls” e “Kiss the Girl”, trazendo uma Ariel mais contemporânea e independente do que a trazida na animação.
No entanto, nesse tsunami de revoltas, uma voz surgiu para engrandecer as mudanças feitas pelos diretores e calar o nerd escroto de plantão. A atriz Jodi Benson, a voz de Ariel na animação de 1989 de A Pequena Sereia falou em entrevista para a EW sobre a importância dessas mudanças ao cenário atual. “Estamos em 2023, precisamos crescer, mudar, aprender e estar atento aos nossos arredores”
A animação A Pequena Sereia também foi alvo de críticas na época de seu lançamento, por contar a história de uma jovem mulher, no qual desiste de sua voz e de sua vida para correr atrás de um homem. Ao mesmo tempo, o filme foi um divisor de águas no gênero de filmes musicais.
Cientes dessas críticas, o diretor Rob Marshall, o produtor executivo John DeLuca e o roteirista David Magee implementaram mudanças para esta versão do longa, resgatando referências do conto de fadas de Hans Christian Andersen e a animação de 89.
Nesta versão, Ariel e Príncipe Eric são pessoas mais donas de si, que buscam sair de suas zonas de conforto, embora suas famílias aconselham a não ficar longe de casa. Outras alterações incluem mudanças na música “kiss the girl” para corrigir a questão do consentimento e reduções na música “Poor Unfortunate Souls”, no qual a Ursula de Melissa McCarthy não canta sobre humanos que pensam sobre “mulheres que fofocam são chatas”.
Ainda na entrevista, Benson fala sobre sua amizade com Bailey e seu orgulho por trazer uma nova Ariel para esta adaptação. “Tem sido ótimo ser capaz de dar suporte e apoio para ela e sua família. E saber que estava em ótimas mãos com toda aquela equipe, especialmente por Rob e John. E tenho muito orgulho dela (Bailey) pela maneira linda que ela interpretou Ariel e tudo isso faz parte da Ariel. Isso é algo que me deixa muito encantada”, encerra.