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Arrow | Veja tudo que aconteceu no episódio 5×15

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No episódio desta semana, tivemos talvez a maior reviravolta da temporada, então já se prepare, o episódio: “Fogo contra fogo” queimou uma parte de alguns corações de fãs que queriam um certo personagem de volta.

Começamos o episódio com Oliver, Queentin, Dinah e Thea chegando à prefeitura e tendo que enfrentar uma grande quantidade de reporteres que queriam alguma declaração de Oliver sobre o acontecimento do episódio passado e descobriram que Oliver e o Promotor Chase encobriram a morte do detetive Malone. Quando chegam a sala de Oliver, Thea pergunta como essa informação poderia ter vazado e, em seguida, Oliver diz que foi Prometheus quem vazou a informação. E fala que Prometheus não quer acabar somente com o arqueiro verde, ele quer acabar com Oliver Queen também.

Enquanto conversam sobre o que fazer, Oliver dá a ideia de contar uma pequena parte dos fatos para acalmar impressa, Queentin acha uma boa ideia e decide sair para marcar uma coletiva de impressa. Quando Quentin sai, Thea pergunta a Oliver se ele quer que ela escreva o discurso, mas ele fala que prefere fazer isso sozinho e pede um favor para Thea, pede para que ela acerte a coisas com Susan.

Poucos segundos depois, Chase entra na sala com envelope e entrega a Oliver falando que ali estava a sua carta de renúncia onde assumia a culpa por todos os atos, mas Oliver se nega a aceitar. Então Oliver, Chase, Thea e Quentin tem uma pequena reunião onde decidem o que fazer. Nessa reunião, Oliver pede para que Chase aceite ser seu advogado no processo de impeachment.

Depois disso, temos uma breve cena onde aparece Curtis projetando o que ele chama de esferas T, em seguida, chega Rene e brinca com a ideia de Curtis ter criado “um par de bolas para se proteger”, logo depois a câmera passa para Felicity que está vendo uma repórter falar sobre o caso de Oliver, poucos segundos depois a porta do elevador se abre e mostra Oliver saindo dele, e Felicity coloca o monitor no mudo.

Quando Oliver chega até Felicity, fala que precisa de um favor, ele fala que precisa que Felicity tente consertar as coisas com Susan, o que Felicity não gosta muito, e fala pra Oliver consertar ele mesmo já que ele  éo “namorado” de Susan, mas Oliver fala que ela não atende as ligações dele. Logo depois somos levados ao que parece ser um galpão onde aparece uma TV ligada com a manchete falando sobre o caso de Oliver. Em seguida, vemos o Vigilante ajustando uma de suas armas e apontando para a cara do Oliver na TV.

Depois disso, Oliver vai até a prefeitura para ser basicamente atacado pelos vereadores, mas nas escadarias, Oliver encontra Susan com quem acaba tendo uma pequena conversa, onde Susan fala que graças ao que Oliver fez, ela não consegue publicar mais nada, já que foi desacreditada. Pouco tempo depois, Oliver enfrenta uma multidão de repórteres e, em seguida, entra com Thea, Lance e Dinah na limusine.

Durante o trajeto, Thea fala sobre como Oliver pode falar que o detetive Malone trocou de lado e o arqueiro o matou. Mas não deu muito tempo de Oliver retrucar Thea já que no meio do caminho, o vigilante apareceu e disparou uma rajada de tiros contra o carro que acabou capotando. Por sorte, todos estavam bem , quando o vigilante foi atacar Oliver, Dinah saiu do carro e disparou uma rajada sônica nele, o fazendo bater em um carro que estava atrás dele, mas não demorou muito para que o vigilante se recuperasse e tentasse matar o prefeito. Oliver o chamou para um  mano-a-mano, mas antes que isso pudesse acontecer a polícia vinha chegando, o que fez o vigilante fugir, mas deixou para trás um pedaço de seu visor que foi encontrado por Dinah depois de toda a confusão, mas no momento seguinte o promotor Chase pegou o pedaço do visor da mão de Dinah e disse que cuidava daquilo para ela.

Depois disso, temos um dos maiores acontecimentos do episódio, a briga entre Prometheus e O vigilante, que foi uma briga até que bem rápida, onde o Prometheus fala que Oliver Queen é problema dele e não do vigilante, mas aí começa a briga, alguns tiros e estrelas ninjas depois, Prometheus joga o vigilante do telhado do prédio,mas o vigilante conseguiu escapar. Então vira de costas e tira a mascará, e enquanto pega seu celular e liga para polícia, lentamente a câmera vai fazendo uma volta de 360º, focando seu rosto e revelando a verdadeira identidade de Prometheus: promotor Chase.

Logo depois, Oliver toma uma decisão, ele decide que dizer a impressa que o Green Arrow trocou de lado e que ele matou mesmo o detetive Malone. Mas quando Oliver anuncia que vai fazer um discurso antes da votação, não só os repórteres apareceram, mas também o Vigilante que estava no alto do prédio de frente para a prefeitura. Pronto para atirar no Oliver enquanto fazia o discurso que por sorte foi impedido pelo Team Arrow, que chegou na hora certa, impedindo o vigilante, graças a invenção de Curtis as “esferas T” e a Dinah, que conseguiu recuperar a parte da visor que tinha perdido para o promotor Chase. Depois do discurso de Oliver, o Green Arrow voltou a ser o inimigo número 1 da cidade

No dia seguinte, Oliver estava em seu gabinete quando recebeu a visita inesperada de Susan que disse que teve seu emprego de volta graças a declaração de um hacker anônimo que disse ter incriminado o computador de Susan, e agradeceu a Oliver por isso, mas quando eles foram se beijar, o vice-prefeito Lance, interrompeu dizendo que tinha saído o resultado da votação e que o conselho votou para que Oliver permaneça como prefeito, então Oliver decide contar ao TEAM  a boa notícia. Depois que Oliver conta a notícia, somos levados até Susan que estava prestes a entrar em seu carro quando o Promotor Chase disse que queria dar uma entrevista exclusiva e ela fala para marcar um horário enquanto abre a porta do carro, mas rapidamente Chase a fecha com raiva dizendo que é uma entrevista de vida ou morte e vai caminhando para cima de Susan.

No episódio também temos flashbacks da Rússia, onde Oliver faz a Bratva se dividir e também temos Thea pedindo demissão do seu cargo na prefeitura e Felicity entrando para o grupo hacker que lhe deu a caixa de pandora.

Assista ao Teaser do próximo episódio:

E então o que achou do episódio? Comenta ai embaixo!

Arrow entra em Hiatus voltando apenas no dia 15/03!

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Pequenos Incêndios por Toda Parte “Tensões raciais por toda a parte”

Pequenos Incêndios por Toda Parte | Uma das séries mais relevantes em anos.

Michele Alves

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Eu vim para encontrar o estrago / e os tesouros que perduram”* Os versos do poema de Adrianne Rich aparecem no primeiro episódio de Pequenos Incêndios por Toda Parte bordados na camiseta da jovem Pearl Warren e ilustram a primeira cena da série, quando vemos a casa dos Richardsons em chamas e o olhar devastado de Elena Richardson. O espectador logo é convidado a se perguntar: “Quem colocou fogo na casa?”, “O que explodiu nessa história para que tudo chegasse a esse ponto?”

Baseada no romance de Celeste Ng, publicado em 2017, Pequenos Incêndios por Toda Parte é uma minissérie de drama, de 8 episódios, protagonizada por Kerry Washington e Reese Witherspoon. Distribuída pelo Hulu em Março de 2020, chegou ao Brasil pelo Amazon Prime Video e dá sequência ao projeto de Reese Witherspoon de produzir séries protagonizadas por mulheres, depois dos sucessos de Big Little Lies e The Morning Show.

A trama tem como narrativa central o conflito entre Mia Warren (Kerry Washington) e Elena Richardson (Reese Witherspoon), duas mulheres, duas mães, cujas histórias se chocam e trazem à superfície os segredos, traumas e os sacrifícios que cada uma fez para seguirem suas vidas.

Ambientada no final dos anos 90, Pequenos Incêndios por Toda Parte se passa na comunidade de Shaker Heights, Ohio. A comunidade planejada foi uma das primeiras cidades dos Estados Unidos a integrar brancos e negros. Coisa que alguns personagens não deixam de mencionar, quando confrontados com o racismo velado que permeia nas relações entre os personagens. A medida que a história se desenvolve, percebemos que a integração da comunidade é superficial e quando nos aprofundamos na vida de cada personagem, percebemos que é apenas um mito.

A tensão racial é um dos assuntos que aparecem logo no primeiro episódio. Elena (Reese Witherspoon) é uma mulher branca, rica, mãe de quatro filhos cujo altruísmo é motivado pelo desejo de se sentir bem consigo mesma. Com uma interpretação incrível de Reese Witherspoon, Elena demonstra em vários momentos o que é a culpa branca, a condescendência da personagem ao se notar superior àqueles considerados por ela, menos favorecidos. O racismo da personagem se mostra em pequenos momentos, por exemplo, quando ela menciona que sua mãe marchou com Martin Luther King toda vez que o namorado da filha Lexie (Jade Pettyjohn), Brian ( SteVonté Hart), vai jantar em sua casa.

Mia (Kerry Washington) é uma artista que não tem endereço fixo, viaja de cidade em cidade com a filha, Pearl (Lexi Underwood), usando cada lugar por onde passam, como um objeto a ser explorado por sua arte. Mia é uma personagem misteriosa, guarda muito para si. Kerry Washington está brilhante e se destaca ao viver essa personagem que carrega segredos e dores, muitas vezes traduzidas no silêncio, nos olhares carregados de trauma, medo, raiva e sua postura crítica em relação a nova cidade e seus moradores. 

A série também conta com um elenco adolescente muito bem escalado, além de Lexi Underwood, Megan Stott também se destaca como a jovem Izzy. Dentre os assuntos abordados, também estão presentes o machismo, LGBTfobia, bullying, relações interraciais e a aceitação que cada adolescente busca de seus pais, de seus amigos e de sua comunidade. Esses adolescentes rapidamente se percebem presos no conflito das duas mães, sentem as consequências da tensão crescente de tudo que uma desistiu e do que a outra se negou a abandonar. 

A trilha sonora é recheada de músicas que marcaram a década, e vão moldando a sensação de tensão que temos ao assistir a história. Um destaque da trilha sonora são os covers gravados para a trilha sonora original, contando com uma versão lindíssima de Uninvited, música de Alanis Morissette, cantada por BELLSAINT. 

Pequenos Incêndios por Toda Parte é uma série extremamente relevante em 2020. Aborda a questão da  maternidade de forma crua, questiona sobre o que é ser mãe: desistir de tudo ou se recusar a desistir de qualquer coisa? Quais sacrifícios uma mãe precisa fazer? Quando não resolvemos o passado, ele eventualmente nos alcança, afetando a todos a nossa volta. 

A história também fala sobre como mulheres nem sempre são iguais perante à sociedade, a vida das personagens é definida por suas raças e classes. Essas diferenças sociais são exploradas pouco a pouco. Todas as mulheres na série sofrem com machismo, mas nenhuma delas vivenciam situações iguais, o contexto de suas vidas, a classe, a cor da pele têm um peso fundamental ao influenciarem as escolhas de vida de cada uma delas. As dificuldades de uma, difere da outra e o privilégio e a desigualdade nunca deixa de permear as relações entre a família dos Richardsons e Warrens, além dos personagens secundários. A série acerta ao retratar mulheres complexas, multidimensionais que carregam consigo o peso de uma vida cheia de escolhas difíceis.

Cada explosão evidencia as violências sofridas pelas personagens, todo segredo é uma faísca ao ponto de cada narrativa ser um combustível a mais para a tensão que se alastra como fogo e explode na vida dos personagens. Pequenos Incêndios por Toda Parte é uma história sobre os desastres inevitáveis e o que resiste em meio aos destroços.

Pequenos Incêndios por Toda Parte esta disponível no Amazon Prime.

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Liga da Justiça | Versão do Snyder NÃO É PRA SALVAR VERSÃO DO CINEMA

Esta versão nunca se tratou de salvar um filme fracassado nos cinemas.

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Parece óbvio falar isso e parece que muitos gostam de ignorar, mas a versão de Zack Snyder nunca se tratou de salvar o filme da Liga da Justiça que foi para os cinemas.

O movimento #ReleaseTheSnyderCut nunca se tratou de SALVAR uma versão do filme, fracassada, liderada por Joss Wheldon, mas sim (como praticamente todos os fãs já sabem) saciar o desejo de muitos fãs de verem qual era a proposta de Snyder.

Alguns jornalistas porém insistem em sentenciar a liberação do filme como mero objeto de fãs birrentos que não aceitam a versão que foi para o cinema, quando ninguém, absolutamente ninguém que participou do movimento se baseou nisso.

David Ayer, diretor de Esquadrão Suicida, admitiu que a Warner mexeu sim na montagem do filme original. Rumores também aconteceram sobre o filme Mulher-Maravilha: segundo disseram alguns insiders, o estúdio queria remover a cena Terra de Ninguém, porém a diretora Patty Jenkins conseguiu mudar a visão do estúdio sobre o conceito. Ou seja, intervenções absurdas mas que aparentemente jornalistas e alguns fãs inconformados com a alegria de outras pessoas (milhares) se sentem no direito de legitimar.

A versão do Snyder da Liga da Justiça, como dito à exaustão em um artigo que escrevi no ano passado, não se trata apenas de um mero capricho – TRATA-SE da liberdade artística, a mesma liberdade que críticos de cinema, jornalistas, influencers e etc… adoram desfrutar, mas entendem que nem todos deveriam ter.

Uma vez uma jornalista de um grande veículo de comunicação, em uma crítica em vídeo do filme Dunkirk, disse o seguinte: “Se você achou este filme uma obra de arte, então você não sabe o que é uma obra de arte…”. Com todo o respeito e carinho, foi dito a ela que uma obra de arte não é o que ela define. Conceitos artísticos mudam a todo o momento, muitos artistas foram só reconhecidos décadas após a sua morte, no cinema o próprio Laranja Mecânica foi banido no Reino Unido para depois se tornar uma das obras mais aclamadas do cinema. Conceitos artísticos mudam conforme o tempo, mas se vamos dizer que conceitos artísticos mudam conforme vão ficando envelhecidos, não devemos aplicar este conceito apenas a coisas que gostamos ou artísticas que valorizamos, o conceito de arte é amplo e vai além da sua análise.

Zack Snyder (você querendo ou não, e pode espernear a vontade) é um artista e deve ser valorizado como qualquer outro, a mesma valorização que que damos aos diretores da Marvel e qualquer outro no meio do entretenimento deve ser dada ao cineasta. Partindo disso, porque faria sentido jornalistas que analisam arte e vivem muitas vezes dela, fariam artigos deslegitimando um movimento que chegou a ajudar uma campanha de prevenção ao suicídio, sem qualquer motivo aparente?

Pior… Sentenciando um trabalho que nem foi finalizado? Ou você é jornalista ou fez aula de adivinhação com a professora Sibila Trelawney?

Quando pessoas enchem o peito para falar que devemos valorizar a nossa cultura (brasileira) alguns destes gostariam de silenciar artistas… Disse um amigo meu: “isso não é censura”. Não chega a ser censura, mas deslegitimar qualquer tipo de arte é uma especie de ‘censura’, até mesmo aquela arte que você desconsidera.

A Snyder Cut da Liga da Justiça na HBO Max chega em 2021 para sentenciar dois pontos que incomodam demais certas pessoas: Primeiro, o de valorizar os fãs e, segundo, porque valoriza o artista Zack Snyder e isso pode ser uma mudança de paradigma no cinema.

Muitos disseram que isso era uma jogada da Warner para ganhar mais dinheiro dos fãs. Mesmo se for, qual seria o problema ? A Disney ganha milhões colocando Baby Yoda em série de Star Wars e não lembro de apenas ela está autorizada a fazer isso.

No final das contas, podemos escrever uma tese de doutorado sobre a Snyder Cut (não duvido que tem gente que vai fazer) que algumas pessoas não vão querer entender.

A verdade é que os fãs ganharam, a Warner e Zack Snyder também e os perdedores nesta história são apenas os que querem se sentir assim.

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As curtas histórias tocantes de Otsuichi com a arte impecável de “Another”

Mai Inoue

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Uma oportunidade perfeita para explorar contos com temas sobrenaturais são as obras adaptadas de Otsuichi pelo artista de “Another”, Hiro Kiyohara, que marcou ao ilustrar a obra de Yukito Ayatsuji na revista japonesa Young Ace que deu a base para o lançamento do anime em 2012.

Kiyohara e Oitsuichi se mantém em uma incrível sincronia nos dois dramas Só você pode ouvir (Kimi ni shika kikoenai) e Feridas (Kizu). Apesar de serem contos do início da carreira de escritor de Otsuichi, conseguem realmente conquistar e comover com sua arte expressiva e detalhada.

Em Só você pode ouvir, acompanhamos a vida bem monótoma de Ryo Aihara, uma das, se não a única de sua escola que não possúi um telefone celular. Tímida e sem amigos, ela quase não é notada pelas colegas, já que não tem um meio de se comunicar e interagir com outros estudantes e não leva jeito pessoalmente.

Ryo passa a imaginar como seria ter seu próprio celular e o mantém em sua mente sempre, até que um dia ela recebe uma chamada misteriosa em seu celular imaginário, conhecendo uma jovem adulta e um rapaz de sua idade chamado Shinya com o mesmo telefone imaginário, podendo se comunicar com eles, se desenrolando em uma bela amizade. Segundo o autor, ele mesmo tem um pouco de vergonha dessa história por ser uma das primeiras que escreveu, porém a arte de Hiro Kiyohara o deixou apaixonado pelos próprios personagens. Mudando um pouco de realidade, em Feridas conhecemos o problemático Keigo, que devido a brigas com outras crianças que zombam de suas cicatrizes, acaba parando na turma de alunos especiais, onde se reúnem crianças de diversas idades com problemas semelhantes de socalização e/ou aprendizado.

Quando ele se familiariza com a classe e se mostra um menino cuidadoso com os menores, um novo aluno chamado Asato é apresentado a turma. Apesar de ser um garoto bonito, Asato era estranhamente mais quieto que os outros e, vendo que isso estava começando a incomodar os adultos, Keigo simpatiza com o novato. No final de uma aula, Keigo acaba se machucando na presença apenas de Asato, que se aproxima pela primeira vez de alguém, tocando o braço ferido de Keigo, passando a ter uma ferida menor, porém com Asato desenvolvendo o mesmo machucado. Logo, ele nota o porque de Asato ser um garoto especial: ele pode tomar para si, a ferida de outras pessoas com apenas contato físico.

Os dois passam a ser mais próximos e ajudar os colegas menores com pequenos machucados, enquanto ainda lidam com seus respectivos lares abusivos, a evolução do poder de Asato e como ele passa a usá-lo mantendo segredo de Keigo. Otsuichi comenta que a ideia surgiu ao ler sem compromisso um livro de uma psicóloga infantil americana e se apaixonar com a forma que ela tratava e contava a história de crianças especiais e devorar todos os livros da autora.

Não são as únicas obras adaptadas de Otsuichi, que inclusive, foram publicadas no Brasil pela JBC dando a oportunidade de adicioná-las a sua estante com 4 páginas iniciais coloridas.

Hiro Kiyohara é uma grande inspiração pra mim e foi ótimo escrever um pouco dessas obras pra vocês.

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