A primeira temporada da série Round 6 foi um sucesso global, mas, logo após, veio à tona uma acusação de abuso sexual envolvendo o ator Oh Yeong-su. Ele chegou a ser condenado em primeira instância na Coreia do Sul, mas recorreu da decisão.
Agora, o ator foi absolvido da acusação em um tribunal de apelação (equivalente à segunda instância no Brasil), segundo o site Yonhap.
Oh Yeong-su havia sido considerado culpado por assediar uma mulher durante uma turnê de teatro em 2017. A denúncia o acusava de abraçar e beijar a mulher na bochecha contra a vontade dela. Na primeira instância, ele foi condenado a oito meses de prisão, com suspensão da pena por dois anos (significando que não seria preso se não cometesse outro crime).

No entanto, o tribunal de apelação reverteu a decisão. Os juízes reconheceram que a mulher procurou ajuda profissional após o ocorrido e que o ator havia se desculpado. Contudo, destacaram a “preocupação com a possibilidade de a memória da vítima ser distorcida ao longo do tempo” e enfatizaram a importância de proteger os interesses do réu quando houver dúvidas.
Os promotores solicitaram uma pena de um ano de prisão em ambos os julgamentos, mas o pedido foi negado na apelação.
A suposta vítima criticou duramente o veredito. Em declaração divulgada pela organização de direitos das mulheres Womenlink, ela afirmou: “Apesar da decisão de hoje, continuarei a falar a verdade até o fim”. A organização acrescentou que a absolvição não “invalidaria a verdade nem apagaria a dor que sofri”.



