O site IndieWire colocou a obra de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles como um dos fortes candidatos ao Oscar de 2021, já que o longa teve sua estreia no começo de 2020 nos cinemas americanos, um pouco antes da pandemia.
O longa estreou no Brasil em 2019 e por isso acabou ficando de fora da edição de 2020 do Oscar, algo parecido aconteceu com o clássico Cidade de Deus, mas em 2003 o longa foi completamente ignorado por Hollywood e ficou fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. No ano seguinte a academia mudou de opinião e colocou o filme para concorrer em quatro categorias melhor diretor, melhor roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), melhor fotografia (César Charlone) e melhor edição (Daniel Rezende), mas ainda sim nenhum deles conseguiu levar uma estatueta.
Claro que Bacurau nos enche de esperança em que possamos trazer o Oscar pra casa, já que o longa é um verdadeiro sucesso tanto aqui no Brasil quanto lá fora. O longa conquistou a critica internacional e ainda por cima levou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, a primeira conquista do Brasil na categoria, a obra foi premiada também na categoria de melhor filme na principal mostra do Festival de Cinema de Munique, na Alemanha.