Segundo o site de notícias Bloomberg, a desenvolvedora de jogos Bandai Namco pausou e cancelou diversos projetos e títulos que foram encomendados pela Nintendo.
Dentre os cancelamentos estão jogos para as franquias de Naruto e One Piece, que são os destaques da empresa e mais esperados pelos fãs, juntamente com Dragon Ball, que teve seu último jogo Dragon Ball: Sparking Zero, lançado em 11 de outubro.
A empresa vem fazendo demissões em massa devido ao cancelamento de projetos, cerca de 1.300 funcionários perderam seus postos.
Fontes do Bloomberg confirmam que a Bandai Namco transferiu cerca de 200 funcionários para o “Oidashi Beya” ou “salas de expulsão“, como uma forma de incentivá-los a se demitirem voluntariamente, cerca de 100 funcionários teriam feito isso por pressão.
Os trabalhadores que são designados para os Oidashi Beya não recebem tarefas, mas a falta de trabalho pode afetar suas indenizações, por isso os funcionários são incentivados a pedirem demissão.
O método é muito comum em empresas Japonesas, e é feito para contornar as leis trabalhistas do país e reduzir os custos que a empresa terá com a demissão dos funcionários.
Em nota à Bloomberg, a Bandai Namco negou a prática e disse que os funcionários “precisam esperar um certo tempo” até que novas atribuições lhe sejam designadas, mas que eventualmente realocará todos para novos projetos.