Duas das maiores produções de 2023 irão se enfrentar nos cinemas. Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, e Barbie, de Greta Gerwig, estão planejados para lançarem internacionalmente no mesmo dia. Ideia bastante inusitada, uma vez que indústrias evitam programar para não sofrerem impacto negativo quanto a bilheteria.
Depois de duas décadas de parceria com a Warner Bros., Nolan preparou Oppenheimer com a Universal Pictures. Curiosamente Barbie é da empresa em que o diretor trabalhou anteriormente, logo, rumores de uma possível rivalidade foi criado pelos fãs dos respectivos filmes. Outro rumor que começou a surgir foi de que teriam desistido de lançar Oppenheimer no mesmo dia que Barbie. No entanto, nenhuma data teve alteração e o confronto continua. A própria Universal reafirmou a data de lançamento.
De qualquer modo, a responsabilidade de atrair o grande público para a disputa da bilheteria ficou com as equipes de marketing e divulgação, e nesse quesito Barbie está na frente, com vários posters dos bonecos icônicos que aparecerão na trama, comerciais, pequenos takes promocionais e a soundtrack com nomes em peso, como Dua Lipa que lançou dia 25 desse mês a música oficial do filme ‘Dance The Night’, com uma pegada pop disco, toque que a diretora teria pedido.
Além de terem criado um filtro do poster oficial do filme para as pessoas terem sua própria foto, o que ganhou muitos pontos com o público.
Dirigido e roteirizado por Christopher Nolan (Interestelar), Oppenheimer é um filme de drama baseado no livro biográfico Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa-metragem desenvolve a vida de J. Robert Oppenheimer, físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos, que tinha como objetivo projetar e construir bombas atômicas.
O longa mostra o físico e um grupo formado por outros cientistas em desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelos desastres nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945. O elenco é protagonizado por Cillian Murphy e também conta com Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Gustaf Skarsgard, Rami Malek, Jack Quaid e Kenneth Branagh.
Agora, dirigido e roteirizado por Greta Gerwig (Lady Bird), Barbie se passa em “Barbieland”, o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da Barbie vivem sem preocupações e felizes. Entretando, a boneca original percebe que não se encaixa no mundo das bonecas como as outras. Após ser banida, Barbie e Ken, que decide acompanhá-la, são direcionados ao mundo real e se veem obrigados a lutar com as dificuldades em um lugar totalmente diferente do qual estavam acostumados.