Connect with us

cinema

Baseado em Fatos Reais “Para quem gosta do universo literário e de certa agonia no cinema”

Isadora Catem

Published

on

LOJA DC 4

“Baseado em Fatos Reais” é um thriller psicológico com roteiro assinado por Roman Polanski e Olivier Assayas (Além das Nuvens). A adaptação do livro homônimo de Delphine de Vigan revela tensão entre realidade e ficção.

O drama gira em torno de Delphine (Emmanuelle Seigner), uma escritora de sucesso que está sofrendo um bloqueio criativo após escrever um livro pessoal sobre sua mãe. Fragilizada, ela encontra em Elle (Eva Green), alguém que desde o início age com magnetismo e influência.

Brincando com o imaginário e o real, as duas escritoras trocam de papel o tempo todo em um jogo de mãe e filha. Proteger e punir faz parte da dinâmica de troca de força entre Delphine e Elle, com interpretações marcantes.

Dependência emocional, abuso, delírio e obsessão dominam a tela em um véu de complexas personalidades femininas, marcadas pela assinatura de Polanski.

Em alguns momentos, os artífices usados beiram ao clichê e levam a um estado de leve tédio no decorrer da trama, cometendo erros como a intensificação da tensão não justificável por uma relação forçada desde o início.

 

Mesmo assim, o filme é uma destas obras que contam com reviravoltas no final, com direito a quebra de linha de pensamento e reinterpretação.

Sendo óbvio para os olhos mais apurados ou pego de surpresa, de qualquer forma, “Baseado em Fatos Reais” é um pedido interessante para quem gosta do universo literário e passar uma certa agonia no cinema.

 

Isadora Catem
Relações Públicas na FACHA, amante de artes e inclusive da sétima arte.
Comments