Para quem não conhece, a série é um tipo de remake de “Um Maluco no Pedaço”, clássico do horário do almoço no SBT. Com uma pegada mais dramática e realista, Bel-Air conta a jornada de Will Smith saindo da vida que ele conhecia nas ruas do Oeste da Filadélfia para o inexplorado mundo das mansões de Bel-Air.
Will, interpretado por Jabari Banks, tem um futuro promissor pela frente sendo estrela do time de basquete da escola, além de ser um bom aluno, ele nunca gostou como as coisas funcionavam nas ruas do seu bairro na Filadélfia.
Uma noite fez uma aposta com um traficante: se ele perdesse a partida de basquete, teria que ceder à insistência do traficante e trabalhar para ele, mas se vencesse, ganharia 2 mil dólares e seria deixado em paz.
Will vence o jogo, mas uma confusão na quadra acaba o colocando em risco, fazendo com que Will pegue uma arma e atire para cima. A polícia chega, Will não consegue fugir e é preso.
Como um favor à irmã, a tia de Will consegue libertá-lo e o leva para passar um tempo na casa dela, uma mansão num dos mais luxuosos bairros de Los Angeles. Saindo da vida simples que tinha apenas com a mãe, Will se vê em uma realidade na qual ele nunca se via apenas em sonhos. Mas tudo tem seu lado ruim, e a convivência dele com os primos e a nova escola, de uma realidade totalmente diferente à qual conhecia, começa de uma forma bem conturbada enquanto Will tenta se encaixar.
A trama da série gira em torno da família Banks, com quem Will mal teve contato, formada pelos tios Philip (Adrian Holmes) e Vivian (Cassandra Freeman), pelos primos Hilary (Coco Jones), Carlton (Olly Sholotan) e Ashley (Akira Akbar), além do próprio Will. Outros personagens importantes são, o mordomo Geoffrey (Jimmy Akingbola), e os novos amigos próximos de Will, Jazz (Jordan L. Jones) e Lisa (Simone Joy Jones).
Com uma visão mais atualizada, a série aborda na primeira temporada importantes temas como a grande desigualdade social evidente na comparação da periferia da Filadélfia com as mansões e condomínios de Bel-Air. O que chama muita atenção também é o destaque que a família Banks tem naquela sociedade por serem praticamente os únicos negros, e o racismo sofrido por cada membro dela em diversos momentos. Outro foco da série é mostrar as diferenças e dificuldades nos relacionamentos e assuntos familiares.
Will se vê desiludido com a nova realidade e, assim como os outros personagens, terá que decidir qual caminho tomar para alcançar seus objetivos pessoais.