Tivemos a oportunidade de conversar com o Bruno Nunes, diretor de arte no jogo Dune: Awakening (Confira o que achamos do playtest do jogo na BGS 24)
Conversamos sobre as fontes de inspiração do jogo; diferenças entre livro, filme e jogo; e ele falou bastante sobre as partes mais difíceis e mais recompensantes do processo de criação.
Cabana – Boa tarde Bruno, pode se apresentar para nós e falar um pouco do seu trabalho em Dune Awakening?
Olá, meu nome é Bruno Nunes e eu sou um dos diretores de arte de Dune Awakening. Sou responsável pela arquitetura do jogo. Tudo que passa por estruturas arquitetônicas, decorações e environment art é minha responsabilidade.
Cabana – Quais foram as principais fontes de inspiração do jogo?
Um ponto importante é que toda a equipe é obcecada por Duna. Visualmente o jogo é altamente inspirado pelos filmes do Denis Villeneuve e em termos de lore a inspiração vem principalmente dos livros. Essas são as duas fontes de inspiração: os livros e os filmes.
Cabana – Qual foi o ponto mais trabalhoso no desenvolvimento do jogo?
Transformar um jogo que se passa totalmente no deserto numa experiência apelativa e divertida para o público foi, a princípio, muito complicado. Mas à medida que fomos desbloqueando novas ideias pensávamos “como não pensamos nisso antes, Arrakis é o planeta perfeito para se explorar sobrevivência”. Já tinhamos feito o Conan Exiles anteriormente, eu participei da criação do jogo, então toda nossa experiência veio daí. Mas o principal desafio foi esse: como transformar o cenário do deserto em algo interessante e variado, com diversos biomas, locais e cores; para além do castanho do deserto.
Quando tiverem a oportunidade de jogar verão bastante variedade e perceberão que é o ambiente perfeito para se sobreviver.
Cabana – Existe algo que só veríamos em artes conceituais que está no jogo? ou vice-versa?
Muitas das coisas que vocês viram nos filmes não foram profundamente exploradas, os livros têm muito mais conteúdo.
Como exemplo: os ecolabs foram, inicialmente, laboratórios de terraformação para tornar Arrakis um planeta com vida, então é possível encontrar muita vegetação dentro desses ecolabs. Isso não foi recriado nos filmes e é uma coisa que poderão encontrar no nosso jogo, e é mencionado nos livros.
Existe mais do que areia nesse jogo, são muitos biomas. Muito do que não viram nos filmes, verão aqui.
Cabana – Qual foi sua parte favorita do processo de criação?
Como fã de Duna e arquiteto, tenho uma preferência por explorar a arquitetura do jogo, obviamente. Mas uma coisa que tenho muito orgulho é da nossa evolução nos building sets, como o jogador poderá criar de maneira muito mais complexa do que no nosso jogo anterior, o Conan Exiles.
Será possível criar estruturas monumentais, grandiosas. A arquitetura como expressão pessoal, você consegue mostrar quem você é através da arquitetura. Fico muito satisfeito com isso.
O Cabana do Leitor agradece sua disponibilidade e atenção. Estamos muito ansiosos para jogar o Dune Awakening.
Eu agradeço a oportunidade de estar aqui, pela primeira vez no Brasil. Fiquem atentos no site duneawakening.com onde postamos todas as novidades e updates do jogo.