A equipe do Cabana teve a oportunidade de conversar com Wagner Tamborin, o Bág, criador do aguardado jogo Bagdex na BGS 24.
O projeto começou em 2021 quando Bág criou uma Fakedex (termo que se refere a um conjunto de monstrinhos feito por fãs inspirados numa Pokédex, o registro da coleção de pokémons do jogador nos jogos da franquia japonesa) com 151 monstrinhos.
O projeto fez muito sucesso e repercutiu bastante nas redes sociais, tanto que em 2023 foi iniciada uma campanha de financiamento coletivo em parceria com o site Nuuvem, para tornar o que era um pequeno projeto pessoal num jogo completo. A campanha foi um absoluto sucesso: bateu a meta e ultrapassou 4 metas estendidas, arrecadando mais de 1 milhão de reais.
Conversamos sobre o tempo de produção do jogo, o valor arrecadado na nuuvem, demo jogável, desafios de produção, microtransações, DLCs e inspiração em Pokémon. Confira na íntegra:
Cabana – Há quanto tempo o jogo já está em produção desde que houve a arrecadação pela nuuvem?
A gente terminou a nossa arrecadação no meio do ano passado, em junho de 2023. Tivemos um tempo de pré-produção e começamos em agosto, então faz aproximadamente 1 ano de produção. Demoramos alguns meses para chamar a equipe, montar as pré-estruturas do projeto e organizar a casa para poder produzir.
Cabana –Quanto foi a arrecadação total através da nuuvem? Houve algum financiamento por fora do financiamento coletivo?
Durante nossa campanha nós arrecadamos pouco mais de 1 milhão de reais. Todo esse dinheiro foi revertido para produção do jogo, pagamento da equipe, custos de produção e brindes dos apoiadores da campanha.
Cabana – Quanto tempo até vocês lançarem uma demo jogável para o público geral?
A gente chegou aqui na BGS de surpresa. Conseguimos um espacinho para fazer uma ação de marketing diferenciada, então corremos para trazer uma demo bem curtinha que mostre o sistema de batalha do Bagdex.
Estamos preparando muito conteúdo para o ano que vem. O nosso lançamento prometido é em 2025 e estamos correndo para cumprir essa data. Não tenho como especificar dia ou mês, porque ainda falta bastante coisa do projeto. É um projeto ambicioso, bem grande. Além das batalhas, todos os Bagmons; que são mais de 160, a gente tem um overworld muito grande. São 5 regiões, estamos montando um Monster Tammer muito completo, e totalmente do zero.
Cabana – Qual foi o maior desafio que o desenvolvimento do game enfrentou até o momento?
A parte mais difícil é entregar e superar as expectativas que o público tem, porque queremos estar no mesmo patamar das grandes produtoras brasileiras. Nós, da Caramelo Games, conhecemos projetos incríveis de outras produtoras, de parceiros nossos como a Dumativa, e queremos entregar essa mesma qualidade. Então estamos nos preocupando com detalhes, com os mínimos detalhes. Nosso maior desafio é entregar essa qualidade e o nosso diferencial é criar um projeto 100% autoral e 100% brasileiro na maior excelência possível.
Cabana – O jogo vai conter algum tipo de microtransações? Passe de batalha, cosméticos, troca entre jogadores, o que vocês pensam disso?
O jogo vai ser completamente fechadinho, sem microtransações. Nada de cripto, nada de vendas. Vai ser um jogo que você compra e tem a experiência completa do jeito que você quiser, já que ele vai ser completamente customizável para cada jogador. Você pode escolher a região que você vai começar a jogar, vai ter uma personalização de personagem completa; você vai poder ser você dentro do jogo.
Estamos criando uma experiência completamente fechada em si, para a pessoa comprar o Bagdex e se divertir. Ter ali suas horas de diversão sem precisar gastar mais nada, sem precisar de nenhum outro apoio.
Cabana – De acordo com o sucesso do jogo, vocês pretendem lançar expansões ou conteúdo adicional gratuito?
O jogo é o primeiro produto grande que estamos criando, mas já temos o app. Nós queremos construir a marca Bagdex e, com o sucesso do jogo, expandir esse projeto para mais coisas. Quanto a DLCs, já temos uma DLC confirmada para depois do lançamento do jogo.
Queremos criar conteúdo, mais jogos, explorar esse universo, porque é um universo muito grande, dá pra criar muita coisa. Nesse primeiro jogo a gente vai conseguir trazer algumas coisas, mas tem muito mais que gostaríamos de mostrar.
Então vamos depender do sucesso do primeiro jogo para poder expandir a marca e trazer cada vez mais coisas legais.
Cabana – Vocês usaram como principal inspiração os pokémons mais antigos ou os mais novos?
Tem um pouco de tudo. Nós fizemos uma vasta pesquisa dentro do gênero de Monster Tammer e de gerenciamento, porque Bagdex tem um pouco desses elementos. O jogo é um Monster Tammer 90% do tempo mas tem também um pouco de gerenciamento, de fazendinha, de Stardew Valley. Estamos fazendo uma mescla dessas mecânicas pra entregar um Monster Tammer diferente. A gente quer que Bagdex seja conhecida por ser ela mesma. Pelo gênero que ela faz parte mas também pelos elementos que ela traz. Estamos trazendo um pouquinho de cada coisa, juntando, criando coisas novas e está sendo uma experiência muito desafiadora mas muito divertida também.
Cabana – Algum segredo que você possa compartilhar com os leitores do Cabana?
Um segredo? Estamos trabalhando em versões do jogo, nós prometemos um beta para os apoiadores e ele está chegando. Compartilhar mais que isso não dá, mas fiquem de olho nas nossas redes sociais que estamos publicando novidades por lá. Fique de olho no @bagdexoficial que vem muita coisa por aí.